Ex-vascaíno Oswaldo Henríquez acerta com o Paysandu
Quinta-feira, 12/01/2023 - 20:39
O zagueiro Henríquez Bocanegra foi apresentado oficialmente pelo Paysandu nesta quarta-feira, dia 11, em Barcarena, onde a equipe bicolor realiza a pré-temporada. O colombiano, que tem passagens por Sport, Vasco e Criciúma, vai ter a primeira experiência no norte do Brasil, mas garante estar bem adaptado ao país.

– Já foram cinco a seis temporadas, aproximadamente. Nos times em que passei, a aprendizagem foi muito alta, tenho admiração total pelo futebol brasileiro, pela imagem que todo mundo sabe que tem em nível latino-americano, é internacional. Então, considero a minha experiência no Brasil como muito positiva.

Bocanegra é um dos quatro estrangeiros no elenco bicolor. O zagueiro revela que tem ajudado na adaptação do meia venezuelano Robert Hernández, que está tendo a primeira oportunidade em um clube brasileiro.

– Tivemos algumas conversas, no dia a dia, de fazer o atleta entrar rapidamente na convivência. A convivência é importante, o extracampo, que vai permitir que a gente entenda a características do jogo do Hernández dentro do campo. Sei que ele já se entrosou bem nas primeiras semanas de treinamento aqui no Paysandu e, agora, é simplesmente ser um só.

Nós, como estrangeiros, tentamos ser uma família só, tanto brasileiros como estrangeiros somos uma família só. A ideia é de que sejamos um grupo, que não tenha diferença nenhuma, sendo do país ou não.

— Henríquez Bocanegra, zagueiro do Paysandu

Com 33 anos, o colombiano é um dos mais experientes do elenco. Segundo o zagueiro, a boa rodagem no futebol é um dos atributos que ele pode usar de forma positiva em sua passagem pelo Paysandu.

– Experiência e liderança, a comunicação dentro do jogo, tentar orientar os meus companheiros e a fortaleza que consigo formar pela minha postura e estilo de jogo. Essas são minhas principais características. Sou um cara servidor, que gosta de ser solidário dentro do campo, ajudar meus companheiros, incentivar muito. Muitas vezes, quando as coisas não estão saindo do jeito que a gente quer, é aí que eu tento sempre dar uma moral aos meus companheiros.

Sei que o Paysandu vem lutando há vários anos com a ideia do acesso e acho que é importante sempre ter atletas que incentivem a ser otimista, que incentivem na esperança, na motivação. Essa é minha fortaleza.

— Henríquez Bocanegra, zagueiro do Paysandu

No próximo domingo, dia 10, o Paysandu vai encarar a Seleção de Barcarena, a partir das 10h, no Estádio Barcarenão. Será a única partida amistosa antes da estreia da equipe no Campeonato Paraense, marcada para o dia 22 de janeiro, contra o Bragantino-PA, na Curuzu.



Fonte: ge