Presidente do STJD lamenta o falecimento de Roberto Dinamite
Terça-feira, 10/01/2023 - 06:22
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol lamenta o falecimento de Roberto Dinamite, neste domingo, 8 de janeiro. O ex-jogador do Clube de Regatas Vasco da Gama e da Seleção Brasileira morreu aos 68 anos, após dois anos de luta contra um tumor no intestino.

Nascido em 13 de abril de 1954, Carlos Roberto de Oliveira ganhou o apelido que marcou sua trajetória no futebol aos 17 anos, quando fez seu primeiro gol pelo Vasco na vitória por 2 a 0 diante do Internacional, no dia 25 de novembro de 1971, no Maracanã. A manchete no Jornal do Sports no dia seguinte exaltava a atuação do jovem atacante: "Garoto-dinamite explodiu".

No total, o atacante marcou 708 gols em 1.110 jogos com a camisa cruz-maltina. Maior ídolo da história do clube carioca, Dinamite conquistou um Campeonato Brasileiro (1974), o primeiro do Vasco, e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992). Pela Canarinho, o ex-jogador balançou as redes 25 vezes e disputou as Copas do Mundo de 1978 e 1982.

Roberto Dinamite ainda teve rápida passagem pelo Barcelona, da Espanha, e, após retornar ao Brasil, vestiu as camisas da Portuguesa e Campo Grande antes de encerrar a carreira pelo clube no qual construiu sua carreira. Anos depois, já fora dos gramados, o ex-jogador seguiu carreira na política e foi presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama.

O STJD se une ao país em solidariedade neste momento de grande tristeza. Fica o registro de admiração e respeito ao legado de um dos maiores ídolos do futebol brasileiro.

"Tivemos o prazer de ter em nosso país um atleta de tamanha grandeza! Seu legado está eternizado e serve de exemplo e inspiração a muitos jogadores que estão iniciando sua carreira. Sua perda é sentida por todos nós. Nos unimos aos familiares, amigos e fãs nesta dor", manifestou-se o presidente do STJD do Futebol, Otávio Noronha.



Fonte: STJD