Com eliminação do Brasil, árbitro da 'Batalha de Itu' tem chance de apitar a final da Copa do Mundo do Catar
O brasileiro Wilton Pereira Sampaio será o árbitro de França x Inglaterra, neste sábado, às 16h (de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. Os assistentes serão Bruno Boschilia e Bruno Pires, também do Brasil. Mas, após a queda da seleção brasileira para a Croácia, ele tem chance de apitar a final do Mundial.
Sim, é possível que Wilton Pereira Sampaio (ou Raphael Claus, mas este com menos chance) apite a final. Ainda mais porque a combinação necessária para tornar isso possível aconteceu — felizmente para eles, infelizmente para o torcedor brasileiro.
Primeiramente, o Brasil teria que ser eliminado pela Croácia nesta quarta de final. Isso porque a comissão de arbitragem da Fifa opta por árbitro que não tenham envolvimento com os países que estão nas semifinais. Tanto para não beneficiar o seu próprio país em uma semifinal quanto para não definir um adversário mais "acessível" na outra. Aconteceu.
Até hoje, apenas dois brasileiros comandaram uma final de Mundial. Em 1982, Arnaldo Cezar Coelho mediou a decisão entre Itália e Alemanha. Quatro anos depois, Romualdo Arppi Filho apitou a vitória da Argentina sobre a Alemanha, no México.
Nesta Copa do Mundo, Wilton vai apitar seu quarto jogo. Ele já esteve em Senegal x Holanda, Polônia x Arábia Saudita e Holanda x Estados Unidos no Catar. Raphael Claus apitou Inglaterra x Irã.
Fonte: O Globo (texto), Twitter De Sola (imagem)