Confira curiosidades da Copa do Mundo de 1938 que envolvem o Vasco
Terça-feira, 22/11/2022 - 22:57
São Januário @saojanuario
O VASCO NAS COPAS

Nos próximos dias, publicaremos uma série de tweets sobre atletas vascaínos que foram à Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.

Hoje falaremos sobre a terceira Copa do Mundo, disputada em 1938, na França. A Seleção Brasileira teve 2 jogadores vascaínos.



A edição de 1938 contou com 15 participantes. Dezesseis seleções se classificaram, mas a Áustria havia sido anexada pela Alemanha nazista algumas semanas antes do torneio, ficando impossibilitada de enviar sua equipe. Sorte da Suécia, que se classificou por W.O. para a 2ª fase.

Os representantes vascaínos na Seleção foram o zagueiro Jahu e o atacante Niginho.

Niginho era um dos grandes nomes do Vasco em 1938, enquanto Jahu havia acabado de chegar do Corinthians. Ambos foram reservas da equipe que fez a melhor campanha do Brasil até então.



Comandados por Domingos da Guia e, principalmente, por Leônidas da Silva, ídolos históricos e campeões do Carioca de 1934 pelo Vasco, a Seleção chegou ao 3º lugar na Copa do Mundo. Venceu Polônia e Tchecoslováquia, caindo apenas para a campeã Itália, já nas semifinais.



Na disputa pelo 3º lugar, o Brasil superou a Suécia e consolidou sua melhor campanha em Copas. A novidade ficou por conta da ascensão de um novo ídolo nacional, Leônidas, que se sagrou o artilheiro da Copa e foi eleito o melhor jogador da última edição antes da 2ª Guerra Mundial.



CURIOSIDADE

Niginho foi para a Copa de 38 como reserva de Leônidas. Quando o Diamante Negro se contundiu, a CBD descobriu que não poderia escalar Niginho, porque a Itália tinha denunciado à FIFA irregularidades com sua documentação. Como sanção, ele não poderia disputar a Copa.

Fonte: Twitter São Januário