Confirmado o acesso, o Vasco já pode destravar o seu planejamento e voltar imediatamente as atenções para a temporada de 2023. Em pronunciamento logo após a vitória por 1 a 0 sobre o Ituano, em Itu, Paulo Bracks, diretor-esportivo do clube, deu o recado:
- A torcida do Vasco hoje chora de alegria, mas não é só alegria. E alívio e esperança. E que seja o último acesso da história do Vasco - afirmou ele.
"Uma nova era do Vasco começa hoje, dia 6 de novembro de 2022", acrescentou.
Há muitos anos a expectativa entre torcedores não era tão grande. De volta à Série A e com recursos da 777 Partners para investir, os vascaínos sonham com um elenco forte. Há muitas decisões a serem tomadas, no entanto.
A primeira é: quem será o treinador em 2023? Jorginho está de saída, embora tenha desconversado quando perguntado sobre o assunto na coletiva de imprensa. Além disso, existe a situação dos 16 jogadores que ficarão sem contrato no fim do ano. A pauta também engloba chegadas e saídas. A tendência é de que sejam contratados muitos reforços, mas também há assédio sobre os jovens do elenco, especialmente Andrey Santos. O clube terá mais de dois meses para se preparar até o início do Campeonato Carioca.
Quem será o comandante?
O contrato de Jorginho com o Vasco está no fim. Contratado para comandar o clube nas 10 últimas rodadas da Série B, o treinador desconversou na entrevista coletiva. "A gente quer comemorar, o que tiver que acertar fica para depois", disse o treinador. Mas ele não deve ficar. O Vasco já vem se movimentando no mercado em busca de um novo treinador.
Odair Hellmann retornou à pauta do Vasco nos últimos dias. Depois de receber uma negativa do técnico que está no Al Wasl, dos Emirados Árabes, o clube reativou o contato e voltou a procurá-lo, ainda sem avançar na negociação. Também houve uma conversa recente com Tiago Nunes e seus representantes.
Antes do acerto com Jorginho, o Vasco tentou alguns nomes para um projeto de longo prazo. Além de Odair, Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), André Jardine (Atlético San Luis) e foram procurados. Os acordos não foram possíveis na ocasião, mas são nomes que agradaram e podem voltar ao radar. Vojvoda, inclusive, ainda não renovou contrato com o clube cearense, e é muito bem avaliado internamente. Não será surpresa se o Vasco realizar uma investida no argentino.
Clube faz mapeamento e vai ao mercado
Ainda não há nomes certos para 2023, mas o Vasco vai forte ao mercado. A previsão de investimento no futebol na próxima temporada é de R$ 190 milhões, além de parte dos recursos desse ano que não foram usados por conta do fechamento da janela.
Esse dinheiro servirá para contratações, mas também para pagamento de salários, infraestrutura, logística, reforma do Centro de Treinamento, entre outras coisas. Há recursos, no entanto, para trazer bons jogadores.
Pelo que foi dito até o momento, o torcedor vascaíno não deve esperar grandes estrelas, mas chegarão bons jogadores. A tendência é de que cheguem atletas jovens e promissores do Brasil e do mercado sul-americano. Com auxílio do head scout do Genoa, Sebastian Arenz, o Vasco tem viajado e observado atletas no continente. Argentina, Uruguai e Paraguai foram alguns destinos.
O departamento de futebol, porém, não pretende trazer apenas jogadores novos, até porque a garotada do clube, que brilhou em 2022, será a base para a formação do elenco para a próxima temporada. O que pode ajudar o Vasco é que hoje o clube tem condições de pagar maiores salários e mantê-los em dia.
Renovações e saídas
O plano do Vasco é manter para o ano que vem não mais que 20% do atual elenco.
Desse time, são 16 jogadores com vínculo até o fim do ano. Alguns deles, no entanto, têm gatilhos de renovação automática em caso de acesso. Casos de Thiago Rodrigues, Anderson Conceição, Edimar e Yuri Lara, por exemplo. Thiago e Yuri falaram com a imprensa depois do jogo e disseram que, apesar da cláusula, ainda terão que conversar com a diretoria.
Há situações emblemáticas. Casos de Nenê (41 anos) e Alex Teixeira (32 anos), por exemplo. Jogadores com muita identificação com o clube, mas que oscilaram ao longo da campanha na Série B. Terão as situações avaliadas.
Veja abaixo os jogadores que têm contrato até o fim do ano:
Goleiros
Halls - 31/12/2022
Fintelman - 31/12/2022
Zagueiros
Danilo Boza (empréstimo) - 30/11/2022
Quintero (empréstimo) - 31/12/2022
Laterais
Léo Matos - 31/12/2022
Meio-campistas
Luiz Henrique (empréstimo) - 30/11/2022
Nenê - 31/12/2022
Sarrafiore - 31/12/2022
Atacantes
Alex Teixeira - 30/11/2022
Raniel (empréstimo) - 30/11/2022
Bruno Tubarão (empréstimo) - 30/11/2022
Fábio Gomes (empréstimo) - 30/11/2022
Andrey deve sair: a pergunta é quando
A renovação de contrato até 2027 não inibiu o assédio europeu. Aos 18 anos, Andrey Santos é um dos jogadores da nova geração do futebol brasileiro com mais prestígio fora do pais. Newcastle e Barcelona são clubes que acompanham de perto a joia do Vasco e podem fazer novas investidas na abertura da janela de transferências.
Com tanto assédio, dificilmente Andrey seguirá por muito tempo em São Januário. O próprio clube não assegura a permanência na próxima temporada e acha difícil conseguir segurar o volante por muito tempo. Acredita-se que ele não saia antes da metade do ano que vem.
A diferença agora é que, com contrato renovado, multa de 50 milhões de euros e a estrutura da SAF, o Vasco vai poder decidir em quais condições negociar o jogador. Mas a saída parece certa. A única pergunta é quando acontecerá.
Fonte: ge