Com futuro indefinido no Vasco, Fábio Gomes ouve dicas de Alex Teixeira em busca de oportunidade
Depois de sete jogos, Fábio Gomes desencantou e marcou seu primeiro gol pelo Vasco. E não foi qualquer gol. A cabeçada certeira aos 40 minutos do segundo tempo contra o Criciúma garantiu a vitória que deixou o clube muito perto do acesso e criou no centroavante expectativa por mais espaço nas últimas duas rodadas da Série B.
A trajetória de Fábio Gomes no Vasco teve seu ponto alto no último sábado. Com poucas chances, o centroavante só foi titular uma vez desde que chegou em agosto. Com Jorginho teve apenas três oportunidades, todas saindo do banco de reservas, e foi justamente contra o Criciúma quando ganhou mais tempo com o treinador. Ele chegou a ser colocado de lado e ficou fora da relação do técnico para três jogos - Londrina, Novorizontino e Sport.
A falta de oportunidades, porém, não abalou o atacante, que encontrou forças em uma referência do elenco para trabalhar em busca de oportunidades. Fábio se aproximou de Alex Teixeira nos últimos meses e ouviu do colega formado na base do Vasco conselhos para superar o momento complicado.
O camisa 7, que retornou ao clube na mesma época em que o centroavante foi contratado, também amargou a reserva até ganhar nova vaga no time principal diante do Criciúma. Os dois conversam diariamente, e a experiência de Alex ajudou Fábio Gomes a manter a calma. Nos treinos, o atleta passou a focar nas atividades de finalização e cabeceio e foi premiado com o lance do último sábado.
A paciência foi, inclusive, tema da comemoração. Ao acertar o canto direito do goleiro Gustavo em São Januário, Fábio sentou no gramado e comemorou como se estivesse meditando. O gesto foi copiado de um dos melhores atacantes do futebol mundial atualmente, o norueguês Haaland.
O centroavante do Manchester City tem apenas 22 anos, mas já é ídolo do jogador do Vasco, que tem 25. A comemoração também teve outro significado. A falta de sequência no time incomoda, e Fábio Gomes quis se mostrar tranquilo e focado no futuro do clube, que pode voltar à Primeira Divisão já na próxima quinta-feira, em jogo contra o Sampaio Corrêa em São Januário.
Por falar em futuro, o de Fábio ainda está indefinido. O atacante tem contrato com o Vasco até 30 de novembro, e a permanência é improvável. Ele, porém, vê no gol decisivo a possibilidade de ganhar chance com Jorginho nas duas rodadas finais, mostrar mais do seu potencial e mudar o pensamento do departamento de futebol. O técnico destacou qualidades do jogador.
- Ele fez com que o Vasco desse grande passo para o nosso acesso. Artilheiro é feito disso, é feito de gol, de presença na área. Jogador grande, a gente sabia disso. A gente tomou decisão importante de levá-lo, mesmo em alguns momentos ele não indo tão bem. Ele havia tido duas oportunidades comigo, essa foi a terceira oportunidade e ele fez o que o atacante precisa fazer. Cara importante, cara de área - disse Jorginho após a vitória sobre o Criciúma.
Suspenso preventivamente pelo STJD, a princípio Raniel não está à disposição para o confronto da próxima quinta-feira. Assim, a disputa de Fábio Gomes por vaga no ataque é com Eguinaldo, de apenas 18 anos. O garoto foi titular em nove dos 17 jogos em que atuou e marcou três gols.
Se o Vasco vencer o Sampaio Corrêa, garante o retorno à Série A. Caso empate e o Ituano não vença o Londrina, o time carioca também crava o acesso. Há a chance de carimbar a vaga até mesmo com derrota - nesse cenário, o Ituano precisaria empatar com o Londrina e o Sport não vencer o Operário.
Fonte: ge