Um campeonato de pontos corridos não tem finais. Mas o que vai acontecer neste fim de semana na Série B pode muito bem ser encarado como decisão. Grêmio, Bahia, Vasco e Sport se encontram amanhã (16), em partidas que fundamentais para voltarem à elite do Brasileirão.
Não tem vaga para todos. Com o Cruzeiro já campeão e com acesso garantido, as quatro equipes disputam três vagas que restam na Série A de 2023. E ainda tem outros postulantes muito interessados em acabar com a festa dos maiores. Ituano, Sampaio Corrêa, Criciúma e até o Londrina podem ter vida decidida neste fim de semana.
Grêmio x Bahia - para encaminhar acesso
Grêmio e Bahia vivem situações bem parecidas. O time gaúcho é vice-líder e os baianos estão em terceiro. Um ponto separa ambos. A 'final' deles acontecerá amanhã, às 16h (de Brasília), em Porto Alegre.
Quem vencer poderá confirmar acesso no jogo seguinte, dependendo de resultados paralelos. O duelo posterior do Grêmio será com o Náutico, domingo (23), no Recife. Já o Bahia encara o Vila Nova-GO, no sábado (22), em casa.
Quem for derrotado pode ficar em situação perigosa. A distância para o primeiro fora da linha de acesso pode cair para dois pontos no caso do time gaúcho, e um ponto se os baianos perderem, dependendo de resultados paralelos. O empate também não é o ideal para nenhum deles, mas deixa a margem um pouco mais segura.
Sport x Vasco - para incendiar a briga
Sport e Vasco jogam na Ilha do Retiro para incendiar a briga por vaga na Série A. O duelo — também às 16h (de Brasília), de domingo — coloca frente a frente equipes separadas por três pontos. O Vasco soma 55 pontos e está em quarto, último posto que garante acesso. O Sport tem 52 e luta com todas as suas forças para entrar nesta disputa.
Se o Vasco ganhar praticamente sepulta o Sport, abrindo seis pontos de distância. Neste cenário, sua margem para o primeiro fora da zona de acesso ficaria, na pior das hipóteses, em quatro pontos, o que dá alguma segurança.
Se o Sport vencer, empata em pontos e número de vitórias com o Vasco e disputará ponto a ponto a vaga. Além disso, joga pressão para quem levar a pior no duelo entre Grêmio e Bahia.
Um eventual empate é melhor para o Vasco, que mantém três pontos de distância do Sport. Contudo, deixa a disputa ainda aberta para as três rodadas finais.
Quem corre por fora
Dois times interessados em entrar nessa briga se enfrentam hoje (15). Criciúma, que tem 49 pontos, e Ituano, que soma 51. Quem vencer poderá se aproximar dos quatro que lutam por três vagas atualmente. Com 52 pontos, o Sampaio Corrêa, que venceu a Chapecoense na rodada, é outro que pode ser intruso na disputa.
Fonte: UOL