Nesta edição do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais oficiais dos clubes de futebol. Com o fechamento do terceiro trimestre, esse volume de 2022 já supera o resultado de todo o ano de 2021. Foram pouco mais de 25,3 milhões de novas inscrições versus as 24,5 milhões registradas no ano passado.
Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 2,3 milhões de seguidores durante o mês de setembro/2022. Os 5 que mais se destacaram no crescimento mensal de setembro foram Flamengo, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Vitória. Juntos, foram responsáveis por cerca de 1,5 milhão de inscrições, ou 64% do total entre todos os 50 clubes no período.
O Flamengo registrou o maior crescimento do mês ao acumular quase 540 mil novas inscrições no combinado de suas plataformas. Seu Instagram foi o responsável por 53% do total das novas inscrições. Outro destaque do Flamengo no Instagram foi ter atingido a marca de 15 milhões de inscritos, fato inédito entre os clubes nacionais.
O Corinthians obteve o segundo melhor resultado de setembro ao contabilizar aproximadamente 400 mil novas inscrições no combinado de suas plataformas, sendo que 48% delas tiveram origem no Instagram. No TikTok o clube dividiu o primeiro lugar em crescimento com o Flamengo e São Paulo ao registrar 100 mil novos inscritos.
O São Paulo fecha o pódio mensal ao registrar o terceiro melhor resultado do mês de setembro de 2022. Foram mais de 210 mil novas inscrições no combinado de suas contas. O Tricolor Paulista obteve seu melhor resultado no TikTok, plataforma na qual contabilizou 100 mil novas inscrições, 48% de seu ganho total.
O Cruzeiro, que se sagrou campeão da Série B de 2022, obteve a quarta posição entre os que mais cresceram no último mês. Foram pouco mais de 180 mil novas inscrições no combinado de suas plataformas, com destaque para o Instagram, onde acumulou 91 mil novos seguidores, 50% de seu resultado total.
O Vitória fecha o TOP 5 de crescimento no último mês. O clube garantiu o acesso à Série B de 2023 e acumulou mais de 130 mil novas inscrições no combinado de suas plataformas. Seu melhor desempenho foi no Instagram, onde obteve 96 mil novos inscritos (74%).
O Ceará registrou 102 mil novas inscrições no combinado de suas plataformas durante o último mês, superando o resultado mensal de clubes do TOP5 do ranking como o Palmeiras, que acumulou menos de 80 mil novas inscrições. O clube cearense obteve destaque no Facebook, onde bateu a marca de 1 milhão de inscrições ao contabilizar 31 mil novos seguidores. O Ceará obteve o melhor desempenho da plataforma ao longo de setembro.
O Internacional chegou à marca de 7 milhões de inscrições na soma de suas plataformas oficiais em setembro. Suas contas no Instagram e no TikTok foram as que mais contribuíram para o resultado do Colorado no mês, com cerca de 40% de participação cada.
Chapecoense e Bahia bateram marcas inéditas no combinado de inscrições em suas plataformas. A Chapecoense chegou aos 6 milhões de inscrições e o Bahia a 4 milhões no combinado de suas redes oficiais.
O Audax-SP, que ocupava a 50ª e última posição no ranking, a cedeu para o Londrina, que somou pouco mais de 6 mil novas inscrições no combinado de suas redes.
Veja abaixo o levantamento completo:
Fonte: Ibope Repucom