Vasco precisa quebrar jejum de vitórias fora de casa para conquistar o acesso
Domingo, 02/10/2022 - 11:46
O Vasco, que em certo momento ocupou a vice-liderança, está em quarto e entra na reta final da Série B no seu momento mais intranquilo. A equipe, que faz boa campanha dentro de casa, não conseguiu a vitória sobre o Londrina e agora depende de um resultado longe de seus domínios para garantir o acesso à primeira divisão nacional.

O Vasco soma 49 pontos. Segundo os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 63 pontos o acesso é 100% garantido. Sendo que, a partir dos 61, as chances são de 99,9%. Como ainda têm mais três partidas a serem disputadas em São Januário (Novorizontino, Criciúma, Sampaio Corrêa), os cruzmaltinos podem chegar apenas aos 58 somente com jogos no estádio.

Algo que pode animar o torcedor é que a equipe comandada por Jorginho ainda não perdeu atuando em casa, junto de Cruzeiro e Tombense. O Vasco está em 6° lugar na tabela dos mandantes, com dez vitórias e seis empates. Além disso, Sampaio e Novorizontino são péssimos visitantes. A pedra no sapato em São Januário deve ser o Criciúma, que é o quinto melhor time quando atua fora de casa.

Caso vença as três partidas em seu domínio, o Vasco precisaria ganhar mais um jogo fora de casa para chegar aos 61. A tarefa, no entanto, pode ser um pouco árdua, visto que o time carioca é o 12° colocado na tabela de visitante, com três vitórias, quatro empates e nove derrotas. O cruzmaltino enfrenta Operário, Sport e Ituano, os dois últimos são adversários diretos na luta pelo acesso.

Hoje, o Vasco possui 41,2% de chances de subir para a primeira divisão, de acordo com os números da Bola de Cristal do Brasileirão do EXTRA e Globo. E em São Januário, a equipe não perde desde novembro do ano passado, quando foi derrotada pelo Vitória por 3 a 0, na 35ª rodada da Série B de 2021.



Fonte: O Globo