Se vencer a Ponte Preta, Londrina subirá para 44,7% de chance de acesso e Vasco passará a ter 48,3%
Embora o Vasco já tenha jogado na rodada e só volte a campo na próxima semana, os torcedores cruzmaltinos com certeza estarão ligados na partida da Série B desta sexta-feira. Isso porque, se o Londrina vencer a Ponte Preta no estádio do Café, às 21h30 (de Brasília), a equipe paranaense empata com o time de Jorginho em número de pontos e chega a 44,7% de chances de acesso contra 48,3% dos cariocas.
A probabilidade de acesso para Bahia e Grêmio também diminui em caso de vitória do Londrina, mas nada que seja desesperador. O tricolor baiano, que ainda não entrou em campo na rodada, sairia de 95,8% para 94,8%, enquanto o gaúcho, de 95,1% para 93,6%.
Após a derrota para o Cruzeiro, na última quarta-feira, por 3 a 0, a probabilidade do Vasco retornar à Série A ficou em 53,9%, segundo a Bola de Cristal do Brasileirão do EXTRA e Globo. Enquanto os números indicam que, atualmente, o Londrina possui 30,3%.
O tubarão, no entanto, não é o favorito para o confronto desta noite. A equipe de Adilson Batista tem 37,98% de chances de vencer a partida, contra 15,56% da Ponte Preta. Porém, a possibilidade do empate está em 46,47%.
Se o prognóstico da ferramenta se concretizar, a probabilidade do Londrina retornar à Série A — competição que não disputa desde 1982 — cairia para 23,5%, enquanto a do Vasco aumentaria para 57,9%. Em questão de acesso, a derrota ou empate no jogo contra a Ponte Preta, seria muito ruim para o tubarão.
Na próxima rodada, Vasco e Londrina se enfrentam em uma espécie de "final antecipada". O jogo será em São Januário na quinta-feira (29), às 21h30 (de Brasília). E a partida colocará frente a frente o quarto melhor mandante contra o segundo melhor visitante.
Os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontam que o empate é o resultado mais provável para o confronto, com 44,5%. As chances de vitória do Vasco são de 38,6% e do Londrina 16,9%.
Segundo os matemáticos, o time que alcançar 61 pontos fica com menos de 1% de chance de não subir. Para chegar neste número, o Vasco precisa somar 13 pontos dos 21 e o Londrina, de 16. A equipe paranaense possui uma partida a menos e ainda tem 24 pontos em jogo.
Fonte: Extra