O jogo contra o Náutico, às 19h desta sexta-feira, será uma chance para o Vasco melhorar seu aproveitamento contra equipes que estão no Z-4 da Série B, já que o time de Jorginho tem apenas uma vitória diante de times nesta situação. O Timbu é o lanterna da competição.
Pesa a favor do Vasco o bom retrospecto em São Januário, palco da partida e onde o time ainda não perdeu nesta Série B. A única vitória contra uma equipe do Z-4 aconteceu justamente em casa, o 2 a 1 sobre o Guarani, pela 27ª rodada. Os outros confrontos aconteceram fora do Rio.
O Vasco enfrentou seis adversários que estavam na zona de rebaixamento, com um aproveitamento de apenas 33,3% - uma vitória, três empates e duas derrotas. Os números são do Espião Estatístico do ge.
CRB 1 x 1 Vasco (2ª rodada) - CRB era o 18º colocado
Tombense 1 x 1 Vasco (5ª rodada) - Tombense era o 17ª colocado
Guarani 0 x 0 Vasco (8ª rodada) - Guarani era o 17º colocado
Vila Nova 1 x 0 Vasco (20ª rodada) - Vila Nova era o 20º colocado
CSA 2 x 0 Vasco (24ª rodada) - CSA era o 18º colocado
Vasco 2 x 1 Guarani (27ª rodada) - Guarani era o 18º colocado
O time perdeu 12 pontos para equipes que, na ocasião do confronto, estavam lutando contra o rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. Os números são muito ruins, com quatro gols marcados e seis sofridos, e explicam a oscilação do Vasco na Segunda Divisão. Uma derrota para o Náutico pode tirar a equipe carioca do G-4.
- Para trazer a torcida para o nosso lado, temos que jogar bem. Se não vamos bem, acaba se criando um problema. É tentar sufocar nosso adversário para criar uma atmosfera boa no jogo. Começar o jogo forte, com uma superioridade técnica e física. Temos 90 minutos para vencer o jogo. O importante é saber que temos que vencer o jogo. Só depende de nós voltar à Série A no ano que vem - respondeu o lateral-direito Léo Matos sobre a estratégia para enfrentar o Náutico.
O adversário desta sexta traz boas lembranças para o Vasco, que conquistou sua primeira vitória fora de casa nesta Série B justamente em cima do Náutico, no Arruda, pelo primeiro turno. O Timbu, porém, vem de duas vitórias seguidas e promete dificultar a vida do técnico vascaíno Jorginho, que fará seu segundo jogo à beira do gramado após ser contratado na última semana.
- A primeira vitória foi para aliviar as tensões, a segunda reforçou o feedback positivo em cima do que estamos apresentando em campo. E espero que isso seja um ciclo. Não podemos abrir mão de jogar. Se entramos para enfrentar o Vasco com a bunda na parede, só se defendendo, fatalmente vamos perder o jogo - declarou o técnico do Náutico, Dado Cavalcanti.
O Vasco se apega à força do torcedor, que mais uma vez esgotou todos os ingressos, e à boa campanha que faz em casa nesta Série B, com nove vitórias e cinco empates. O Náutico, por sua vez, não vence há nove jogos como visitante e vem de sete derrotas consecutivas longe do Recife.
Fonte: ge