Crias da base marcaram 1/3 dos gols do Vasco na Série B 2022
Terça-feira, 16/08/2022 - 20:53
Os garotos da base do Vasco têm chamado a responsabilidade nesta edição de Série B. Aliás, isso tem refletido nos números. Os crias da Colina marcaram 10 dos 27 gols do clube na competição. Isso, afinal, representa mais de um terço dos tentos da equipe na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O volante, de 18 anos, Andrey Santos é quem mais vezes balançou as redes adversárias, em cinco oportunidades.

O Cruz-Maltino é conhecido por revelar grandes jogadores para o cenário nacional e internacional como, por exemplo, Alex Teixeira que retornou recentemente ao clube, Allan, Douglas Luiz, Paulinho e Philippe Coutinho. Além disso, a rainha do futebol, a Marta também começou no Vasco.

Veja a trajetória de alguns dos garotos da base que estão nos profissionais

Os garotos veteranos

Gabriel Pec é quem está há mais tempo no elenco principal, desde 2019. Contudo, retornou à base e se consolidou no profissional no ano seguinte. O ponta se destaca pela velocidade e o drible.

Ademais, na última edição da Série B e na atual é o jogador do Vasco que mais dribles aplicou. Além disso, é muito importante na questão tática, tanto na fase defensiva ao acompanhar o lateral adversário, como também é a grande válvula de escape da equipe no momento em que sai para o contra-ataque.

Figueiredo integra os profissionais desde o ano passado, depois de se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Atuou como centroavante e foi o artilheiro da competição. Entretanto, no elenco principal jogou na maioria das vezes aberto pelo lado e não conseguiu ter bom desempenho. Surpreendentemente, nessa temporada ganhou espaço ainda jogando pela ponta. Mas, chamou a atenção pelos chutes de média e longa distância, com dois gols de faltas no campeonato dessa forma.

Garotada novata

Andrey Santos mostra seu potencial a cada partida do Vasco, o famoso volante moderno. Ele é completo, defende e ataca muito bem e é responsável pela saída de bola da equipe. Ainda assim, mesmo com 18 anos demonstra muita personalidade, parece um veterano no futebol. Andrey é observado e até já recebeu propostas de grandes clubes europeus.

Marlon Gomes é outro menino que ainda não sentiu o peso no profissional. Há pouco tempo passou a integrar o elenco principal para um período de adaptação. Contudo, permaneceu e já atuou em cinco partidas, três entrando no decorrer e duas como titular. Inclusive, sendo fundamental na construção de jogadas e na individualidade. Marlon também se destaca pela polivalência.

Eguinaldo, centroavante de 18 anos, teve ascensão meteórica. Ainda assim, no início do ano passado ele atuava na várzea do Maranhão e chamou a atenção do Artsul que apostou nele. Chegou ao Vasco por empréstimo em setembro de 2021 para a categoria sub-17. Foi muito bem, inclusive subindo de categoria, onde foi artilheiro. Por isso, subiu ao profissional e já têm um gol em seis jogos.

Confira os dez gols dos Crias da Colina

. Andrey (cinco gols – um contra o Náutico, dois contra o CRB e dois contra o Tombense)
. Figueiredo (dois gol – um contra o Bahia e outro contra o Náutico)
. Gabriel Pec (um gol contra o CSA)
. Eguinaldo (um gol contra o CRB)
. Marlon Gomes (um gol contra o Tombense)



Fonte: Jogada 10