Andrey Santos e Marlon Gomes dividiram o mesmo quarto no alojamento de São Januário e passaram juntos por seleções de base
Sábado foi um dia especial para dois meninos de 18 anos sobre os quais provavelmente ainda vamos ouvir falar muito. Assim que terminou a vitória do Vasco sobre o Tombense, jogo que eles colocaram no bolso e decidiram igual gente grande, Andrey Santos e Marlon Gomes foram para perto da torcida, participaram da festa e se abraçaram.
Andrey e Marlon conservam uma amizade já há alguns anos, de modo que não chega a ser uma novidade para eles o fato de serem, juntos, protagonistas de uma partida de futebol. Isso já aconteceu nas categorias inferiores do clube também nas seleções brasileiras de base. Mas essa foi a primeira pelo time principal do Vasco. E diante de tanta gente, mais de 20 mil torcedores, em São Januário.
- Graças a Deus eu e o Marlon somos muito amigos, tanto dentro quanto fora de campo, desde o sub-15, agora no profissional. Estou vivendo um sonho, e vivendo um sonho do lado de um companheiro, de um amigo que está sempre me apoiando. É um levantando o outro sempre - disse Andrey depois da partida.
"Fico muito feliz com a torcida gritando o nosso nome, a gente só quer retribuir isso dentro de campo", completou.
Os dois se conheceram no Vasco em 2017, quando Marlon foi captado no Nova Iguaçu e chegou para jogar no sub-15 do clube. Eles chegaram a dividir o mesmo quarto no alojamento de São Januário.
Embora tenham idades muito parecidas, os jogadores nasceram em anos diferentes, o que no meio do futebol tem influência na hora de separar os atletas em categorias nos clubes e nas seleções. Andrey é de 2004 e completou 18 anos em maio. Marlinho, por sua vez, nasceu em 2003 e faz 19 em dezembro.
Por isso eles só passaram a jogar juntos com frequência do sub-17 em diante, com Andrey sempre uma categoria acima da idade - ele é o capitão da seleção brasileira sub-20 com 18 anos, por exemplo.
- Jogar com ele do meu lado é fácil demais, a gente se entende desde a base, desde os 14 anos juntos. Ele é magnífico, eu também completo ele, e assim a gente vai. Foi assim na seleção e está sendo assim agora no Vasco também - afirmou Marlon Gomes.
Juntos, Andrey Santos e Marlon Gomes conquistaram o Campeonato Carioca, a Copa e a Supercopa do Brasil sub-20 há dois anos, ao lado de uma safra bastante promissora. Eles também disputaram a Copinha pela primeira vez agora em 2022, quando o Vasco foi eliminado nas quartas de final pelo São Paulo.
Andrey foi integrado ao profissional logo depois da Copinha, embora tenha passado a jogar regularmente só em abril, a partir da quarta rodada da Série B. Já Marlon foi convocado para um período de transição ao lado de Eguinaldo em julho. O jogo contra o Tombense, quando marcou seu primeiro gol no profissional, foi apenas o seu segundo como titular.
Amizade a serviço da seleção
A parceria entre Andrey e Marlon migrou do Vasco para a seleção brasileira, onde os dois também estão acostumados a jogar juntos. Empolgado depois da vitória sobre o Tombense, abraçado ao companheiro logo na saída de campo, o volante profetizou:
"Se Deus quiser, a gente vai se ver em breve na seleção brasileira principal".
Eles foram convocados juntos para as principais seleções de base, que são a sub-15, sub-17 e sub-20. No ano passado, eles também fizeram parte da delegação sub-18 vice-campeã da Revelations Cup, disputada na Cidade do México.
A CBF não contabiliza o número de convocações dos atletas, mas, sim, a quantidade de partidas para as quais foram relacionados vestindo a amarelinha: Andrey tem 33 jogos e Marlon, 17.
Como são peças importantes para o time principal do Vasco, no entanto, os dois ficaram de fora da convocação da sub-20 divulgada nesta segunda-feira pelo técnico Ramon Menezes, para um torneio que será disputado no Uruguai. Eguinaldo e Erick Marcus são os representantes vascaínos na lista.
Fonte: ge