Alexandre Bitencourt e Luis Manuel Fernandes elaboraram parecer 'paralelo' à comissão e apontam riscos da venda da SAF do Vasco
No parecer da Comissão Especial do Vasco sobre a proposta da 777 Partners pela compra da SAF, divulgado neste sábado, chama atenção a falta de assinatura de dois dos 15 membros responsáveis pela análise dos contratos. Os beneméritos Alexandre Bitencourt e Luís Manuel Fernandes elaboraram um outro documento pontuando os riscos do processo e que servirá de base para a discussão no Conselho de Beneméritos.
- Nós elaboramos um parecer em separado que foi protocolado hoje (sábado) no clube apontando o que entendemos ser "riscos críticos" da operação. Esse parecer servirá de subsídio para a deliberação do Conselho de Beneméritos sobre a matéria - disse Luís Manuel Fernandes ao ge.
O principal risco crítico a que Luís Fernando se refere é que não há garantias efetivas que a SAF mantenha investimentos elevados no futebol após o período dos aportes iniciais, ou seja, depois de 2026.
- Não recomendamos aprovação nem reprovação. Só apontamos os pontos críticos para os sócios formarem seu julgamento e opinião a respeito. Pelas mudanças feitas no Estatuto do clube este ano, caberá aos sócios deliberar em AGE sobre a criação da SAF, independente das posições do Conselho de Beneméritos e do Conselho Deliberativo - pontuou o benemérito.
No parecer da Comissão Especial, os membros destacam que há um compromisso de investimento mínimo da 777 no futebol até 2026, com valores pré-determinados para 2022 e 2023 e, a partir de 2024, o investimento mínimo corresponde ao maior valor entre "determinado percentual das receitas líquidas anuais da 777 no ano anterior ou um valor fixo, que é consideravelmente maior do que o maior orçamento do futebol que o CRVG já teve em qualquer ano de sua história".
A partir de 2027, porém, o que consta no documento é que "a SAF envidará os seus melhores esforços para que (a) possua e aprove anualmente um Orçamento que compreenda um Orçamento de Futebol que esteja sempre entre os cinco maiores orçamentos do futebol brasileiro, ou (b) apresente performance esportiva, assim considerado o atingimento de metas de classificação e títulos nacionais e internacionais".
Luís Manuel Fernandes foi o presidente da comissão criada pelo Conselho de Beneméritos para acompanhar a proposta da reforma de estatuto do Vasco para criação da SAF. Ele foi pré-candidato à presidente nas últimas eleições do clube, mas acabou apoiando Luiz Roberto Leven Siano, nome da oposição, no pleito.
Fonte: ge