A decisão da Copa do Brasil Sub-17 ocorre neste domingo (26). Em São Januário, às 11h, Vasco da Gama e Palmeiras medirão forças em busca do troféu. De um lado, a equipe carioca, superada no primeiro confronto da final por 4 a 1, busca o título inédito da competição. Do outro, um clube bicampeão. A tarefa cruzmaltina não será fácil, mas a campanha até aqui mostra que grandes clubes foram superados pelos atletas vascaínos. Relembre a trajetória até a grande decisão!
Goleada para dar moral na estreia
Na primeira fase, o Vasco teve o Progresso, do Rio Grande do Sul, como adversário. Jogando em Nova Iguaçu, a equipe carioca mostrou seu poderio ofensivo numa goleada por 10 a 0. O domínio do clube da Colina fez com que seis dos dez gols marcados fossem durante a primeira etapa. No geral, Rayan, André Ricardo, Gabriel Silva, Wanyson marcaram uma vez, enquanto Estrella, João Pedro e Kauan Kelvin balançaram as redes em duas oportunidades cada.
Colorado é superado na ida e na volta
As oitavas de final colocaram o Internacional no caminho do Vasco da Gama. Tanto na ida quanto na volta o resultado foi favorável aos cariocas.
O primeiro confronto foi em São Januário. Jogando em casa, o Cruzmaltino venceu por 4 a 0. Rayan, ainda no primeiro tempo, marcou duas vezes e deu boa vantagem aos mandantes. Na segunda etapa, o camisa 7 foi novamente decisivo, mas dessa vez com assistência para Paulinho. Um minuto depois, foi a vez de GB marcar e echar o placar.
Na volta, no Rio Grande do Sul, novamente deu Vasco. Gabriel Silva, André Ricardo e Rayan marcaram para o Time da Virada, enquanto o único gol do inter foi de Ricardo.
Quartas de final com clássico carioca
O Fluminense, nas quartas de final, dificultou a classificação vascaína. Mais uma vez, a ida foi em São Januário e com vitória cruzmaltina, dessa vez por 2 a 1. Estrella e Rayan foram os autores dos gols para os donos da casa. Crysthyan Lucas descontou para o Tricolor.
No Luso-Brasileiro, o resultado se inverteu. Foi a vez do Fluminense vencer pelo mesmo placar: 2 a 1. Agner e Enzo balançaram as redes para o Time de Guerreiros. Gabriel Silva fez o gol solitário da Cruz de Malta, que perdeu pela primeira vez na competição. A soma dos placares levou a decisão para os pênaltis. O herói da vez foi o goleiro Lecce, que defendeu três cobranças do rival. Estrella, Guga, Wanyson, Paulinho e Igor converteram para o Vasco, que acabou se classificando por 5 a 4 na disputa de penalidades.
Semifinais sem ser vazado
Os confrontos da semifinal começaram a ser decididos fora do Rio de Janeiro. Jogando em casa, o Bahia foi superado pelo Vasco por 2 a 0. Gabriel Silva, mais uma vez, deixou sua marca. Gustavo Maia fez seu primeiro na Copa do Brasil Sub-17 e fechou o marcador da ida.
A vantagem não fez com que a equipe vascaína relaxasse. Na volta, mais uma vitória segura. 3 a 0 em casa e a vaga na final. André Ricardo, duas vezes, e Estrella marcaram e garantiram o triunfo.
A grande final
O rival da vez - e o último da competição - era o Palmeiras. As duas melhores equipes da Copa do Brasil Sub-17 se enfrentaram no Allianz Parque, em São Paulo. No primeiro confronto, o Palmeiras levou a melhor ao vencer por 4 a 1. Endrick (2), Thalys e Figueiredo marcaram para o Verdão, enquanto GB descontou.
Para garantir o título, o Vasco precisa vencer por quatro ou mais gols de diferença. Se marcar três, a decisão será nos pênaltis. Qualquer resultado diferente disso dá o título ao Palmeiras. As duas equipes se enfrentam novamente neste domingo (25), às 11h, em São Januário, no Rio de Janeiro. A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV.
Fonte: CBF