A semana que fecha o mês de abril será agitada no Vasco. Amanhã (27), a equipe tem pela frente a Ponte Preta, pela quarta rodada da Série B, em um jogo cercado de tensão. No dia seguinte, o ambiente muda parcialmente para o clube homenagear o ídolo Roberto Dinamite, que ganhará uma estátua no gramado de São Januário. Já no sábado (30) o Cruz-Maltino organizará sua primeira Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para votar a criação da Sociedade Anônima de Futebol (SAF).
Em campo, o Vasco enfrenta em sua casa o time de Campinas (SP) sob muita pressão. Com três empates nas três primeiras rodadas, a equipe ainda busca sua primeira vitória na competição após uma frustrante campanha ano passado, quando não conseguiu o acesso. Justamente por isso, a torcida tem se mostrado impaciente neste início de torneio.
O técnico Zé Ricardo tem sofrido muitas críticas e acabou sendo intimidado no embarque para Chapecó (SC), na semana passada, quando o Cruz-Maltino posteriormente ficou no 0 a 0 com a Chapecoense. Porém, apesar do ambiente desfavorável, o treinador segue contando com a confiança do presidente do clube, Jorge Salgado, outro que não tem sido poupado das cobranças nas arquibancadas e nas redes sociais.
Uma vitória sobre a Ponte Preta será importante não só para as pretensões do Vasco na Série B como também para o deixar o clima mais leve no dia seguinte, quando a instituição prepara uma grande festa para inaugurar a estátua de Roberto Dinamite. O evento está marcado para ter início às 19h e quatro mil ingressos foram colocados à venda.
Um palco será montado ao lado da obra e de frente para a "curva" da arquibancada de São Januário, mesma posição em que o monumento também ficará, numa espécie de saudação aos torcedores. Ocorrerão shows dos artistas vascaínos Paulinho da Viola, Teresa Cristina, Fernanda Abreu, além da escola de samba União Cruzmaltina. Ex-jogadores e companheiros da época de Dinamite no Vasco também foram convidados.
Por fim, no sábado (30), o clube viverá um capítulo importante em seu processo de possível criação da Sociedade Anônima do Futebol. De 10h às 22h ocorrerá a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) onde os sócios votarão pela proposta de alteração do estatuto que permitirá a constituição da SAF. O processo será feito de maneira híbrida. Ou seja, o associado poderá votar online ou presencialmente na sede do Calabouço, no Centro (RJ).
A grande tendência é a de que a proposta seja aprovada com uma vantagem significativa, mas apesar disso representar um importante passo rumo à SAF, esta não será a última etapa do processo.
Uma vez alterado o estatuto, o Vasco receberá a proposta vinculante da 777 Partners, empresa que deseja gerir a Sociedade Anônima do Futebol. O documento será avaliado e colocado em votação no Conselho Deliberativo e, uma vez aprovado, uma nova Assembleia Geral Extraordinária (AGE) será convocada para votar a proposta de venda de 70% da SAF para os norte-americanos. As pessoas envolvidas acreditam que todo este processo seja finalizado entre junho e julho.
Atualmente há apenas um memorando de entendimento entre Vasco e 777 Partners onde a empresa transferiu R$ 70 milhões como empréstimo-ponte. A maior parte da quantia foi utilizada para quitar dívidas com jogadores, funcionários, ex-funcionários, fornecedores e governo federal.
Fonte: UOL