Jovens vascaínos das categorias Sub-17 e Sub-20 assistiram a palestra sobre educação financeira
Iniciado no ano passado, o Ciclo de Palestras para os Meninos da Colina foi retomado nesta segunda-feira (28/3), no Salão de Beneméritos de São Januário. Desta vez, as categorias Sub-20 e Sub-17 aprenderam um pouco sobre Educação Financeira com o executivo do mercado financeiro Gilvan Bueno, de 40 anos. Ele conversou e interagiu com os atletas e orientou os jogadores sobre carreira, tempo e como administrar seus recursos.
Gilvan contou aos jovens que tentou ser atleta de futebol na adolescência, mas não teve sucesso. Aos 20 anos, começou a trabalhar como garçom e iniciou no mercado financeiro aos 27, após assistir o filme "À Procura da Felicidade", estrelado por Will Smith. Dali, começou a estudar e receber as primeiras oportunidades no mercado financeiro. Desde 2020, invesnte na educação financeira e ajuda jovens a obter certificações da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
– Essa manhã foi uma oportunidade de conseguir passar para esses atletas que o sonho de se tornar jogador de futebol ele tem um prazo de duração, que gira em torno de 10, 15 anos, onde uma grande maioria ganha pouco. E conseguir passar isso pra eles, aos 17, 18, 19 anos, que eles tenham essa consciência do que está acontecendo, como está sendo? Como vai ser a vida deles quando acabar a carreira? Até um atleta veio me procurar após a palestra perguntando isso. E fiz uma pergunta muito curiosa pra eles que é o seguinte. Até quantos anos vocês pretendem viver? Foi engraçado que muitos disseram: 80, 90 anos… então, se a sua carreira começa aos 17 e você vai jogar até aos 34, 35 e quer viver até os 80 anos, como você faz pra viver e guardar? Esse foi o ponto auge pra mim. Muito emocionante porque eu já tentei ser atleta e não consegui. Então conseguir passar isso pra eles, que é uma situação que assola mais de 40 milhões de brasileiros, foi uma situação muito importante. E também gostaria de parabenizar o Vasco por criar esse projeto de Educação Financeira para atletas, até porque o dinheiro traz problema emocional. As vezes o cara perde desempenho e performance porque está mal de grana, gastando muito, preocupado com o extracampo – conta Gilvan Bueno.
Gerente Geral da Base do Vasco, Rodrigo Dias também falou sobre a importância do Ciclo de Palestras ter sido retomado nesta temporada e ressaltou que além da formação técnica, é fundamental formar o atleta como homem e cidadão:
– Nós retomamos este ciclo de palestras, é o primeiro deste ano, de diversas palestras socioeducativas que são importante para abordarmos com os meninos. Sobre diversos temas que permeiam o dia a dia dos nossos atletas que estão no processo de formação. É muito importante a gente, pensando na educação dele, abordar temas como o de hoje, que foi Educação Financeira. Eles já recebem um certo valor. Quem tem contrato de formação, recebe mensalmente um valor, quem tem contrato profissional e ganham um pouco mais. Todos nós temos um ciclo de vida e precisamos gerenciar esse recurso, então é de fundamental importância a gente estar dando condições, não só com a equipe de profissionais que o Vasco possui para contribuir na formação e no desenvolvimento, mas o ciclo de palestras traz informações e conhecimentos complementares para eles. Foi muito proveitoso. Tivemos Gilvan falando um pouco mais sobre como gerir, administrar, utilizar esses recursos com sabedoria e é isso que a gente busca. Aqui na base do Vasco a gente pensa, antes do atleta, em desenvolver, educar e contribuir na formação do ser humano como um todo.
Fonte: Site oficial do Vasco