Encerrada a visita da 777 Partners ao Rio de Janeiro, e com as eliminações na Copa do Brasil e no Campeonato Carioca, o Vasco agora está focado em arrumar a casa de olho no único e mais importante objetivo da temporada: a disputa da Série B do Brasileirão. A diretoria vascaína sabe que precisa contratar reforços e, para isso, vai contar com a ajuda do grupo americano.
Durante sua estadia no Rio, a 777 garantiu que, apesar de possuir outros dois clubes (Genoa e Standard Liège) e ter participação num terceiro (o Sevilla), o auxílio ao Vasco na busca por jogadores é a atual prioridade do grupo americano. Eles levam em conta o caráter de urgência: o Cruz-Maltino só tem até o próximo dia 12 de abril para registrar reforços.
Ficou decidido que o departamento de scouting da 777 ficará à disposição do Vasco, embora a proposta vinculativa pela compra de 70% das ações da futura SAF vascaína ainda não tenha sido assinada. Eles vão ajudar o clube na busca por jogadores. Mas de que maneira exatamente isso funcionará?
Sócio-fundador do grupo americano e principal porta-voz do negócio com o Vasco, Joshua Wander prometeu deslocar dois homens em específico para auxiliar o clube nessa missão: os alemães Johannes Spors e Sebastian Arenz. Eles são respectivamente diretor-geral e chefe de scout do Genoa, clube italiano que pertence à 777.
A informação da participação de Johannes e Sebastian na busca vascaína por reforços foi publicada inicialmente pelo canal "Atenção, Vascaínos!". Os dois são homens de confiança da 777 e comandam uma equipe de analistas responsável por mapear o mercado mundial e identificar potenciais reforços. Essa equipe ficará em contato direto com o departamento de futebol do Vasco nos próximos dias.
Apesar da pouca idade (39 anos), Johannes é considerado um nome badalado na Europa no que diz respeito a pesquisa e recrutamento de talentos. O diretor alemão comandou por anos a equipe de análise e scout do Hoffenheim, onde ganhou fama, por exemplo, pela contratação de Roberto Firmino, atacante brasileiro que saiu do Figueirense e conquistou a Champions com o Liverpool há três anos. Johannes passou pelo grupo Red Bull, pelo Hamburgo e pelo Vitesse (da Holanda) antes de assumir o atual cargo no Genoa.
Por sua vez, Sebastian também tem no currículo uma passagem pelo grupo Red Bull, onde chegou a desempenhar a função de analista específico do continente sul-americano. Ele trabalhou no Valencia e no Milan até ser contratado pelo clube italiano na semana passada. Na alta cúpula da 777, Johannes e Sebastian respondem diretamente ao colombiano Juan Arciniegas, diretor-executivo do grupo que fez parte da comitiva que visitou o Vasco nos últimos dias.
Pelo menos a princípio, a ajuda da 777 não será financeira: o grupo americano colocou à disposição do Vasco apenas seus recursos humanos e influência no mercado. A busca será por reforços de diferentes perfis, desde jogadores que cheguem para decidirem jogos e serem titulares até outros para compor o elenco. O time de Zé Ricardo estreia na Série B no dia 9 de abril, contra o Vila Nova, em São Januário.
Enquanto isso, apesar do esforço conjunto com a 777, o Vasco faz sua parte e segue de olho em oportunidades de negócio que caibam no bolso - o clube contratou recentemente o atacante Lucas Oliveira, do Bangu, que já até se apresentou à equipe. A necessidade de contratações mais uma vez foi assunto da reunião de Jorge Salgado com seus vice-presidentes, que ocorre tradicionalmente às segundas-feiras.
Prioridade é o Vasco
Além do Genoa e de uma pequena participação no Sevilla, a 777 Partners adquiriu recentemente 100% das ações do Standard Liége, um dos clubes mais populares da Bélgica - o grupo americano é aguardado em Liége dentro de duas semanas para concluir o negócio.
Apesar disso, Josh Wander garantiu durante sua estadia no Rio de Janeiro que, por conta do caráter emergencial, a atual prioridade do setor de mídia e entretenimento (do qual fazem parte os investimentos em clubes de futebol) da 777 é ajudar o Vasco. O clube tem até o dia 12 de abril para inscrever reforços. Depois disso, a janela só abre no meio de julho, com a Série B já em andamento.
Há duas semanas, logo depois da eliminação para o Juazeirense na Copa do Brasil, Carlos Brazil, gerente de futebol do Vasco, afirmou que o clube está atrás de ao menos um lateral, zagueiro, pontas e um meia. Com a chegada de Lucas Oliveira, o Cruz-Maltino já contratou 16 reforços para a temporada 2022.
Fonte: ge