Conselho Deliberativo votará mudança no estatuto para permitir que o clube constitua SAF
O Vasco convocou para a próxima quinta-feira, às 19h (de Brasília), na Sede Náutica da Lagoa, uma reunião do Conselho Deliberativo para votar a inclusão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Estatuto do clube. Essa será a primeira de quatro votações previstas até a venda de 70% da SAF para a 777 Partners.
O principal debate será a possibilidade de introduzir um complemento no texto do artigo 4, que diz que o clube pode, "por determinação do Conselho Deliberativo, que traçará as respectivas normas, fundar filiais em outros pontos do território nacional, com o mesmo fim definido neste Estatuto".
A proposta é para incluir o seguinte texto:
"O clube poderá participar de sociedades ou associações, inclusive Sociedade Anônima do Futebol (SAF-VASCO), na forma prevista neste Estatuto, na legislação pátria e nas normas reguladoras das entidades de administração do desporto, nacional e/ou internacional, desde que aprovada pelo Conselho Deliberativo, verificados os quóruns qualificados de instalação, de metade mais um de seus membros, e de deliberação, de 2/3 (dois terços) de votos favoráveis".
Também serão discutidos outros pontos que dizem respeito à SAF, como os critérios para compor o Conselho de Administração da empresa e a obrigatoriedade de o Vasco manter para sempre ao menos 10% das ações.
O edital de convocação propõe um total de 11 alterações no Estatuto, que vão desde a mudança de um texto até a inclusão de parágrafos inteiros. O objetivo da reunião na próxima quinta é justamente evitar qualquer possibilidade de judicialização e autorizar de maneira explícita a constituição da SAF do Vasco.
Depois dessa votação, outras três serão realizadas. A primeira, na Assembleia Geral, servirá para ratificar tudo o que for discutido e decidido pelos conselheiros com relação ao Estatuto. As outras duas (no CD e na AG) vão tratar da transformação do clube em SAF e da proposta vinculativa do grupo americano.
Fonte: ge