Mais de 20 jogadores deixaram o Vasco no início desta temporada, enquanto outros 15 foram contratados até o momento para reforçar o time que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro. A reformulação quase que total do elenco exigiu que Zé Ricardo fizesse muitos testes nos primeiros 14 confrontos do ano em busca da equipe ideal.
Tanto é que o treinador repetiu a escalação em jogos seguidos apenas uma vez, nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara, contra Volta Redonda e Boavista. Além disso, Zé Ricardo já utilizou 30 dos 34 jogadores que tem à disposição no elenco principal que consta no site oficial do clube. São eles:
• Goleiros: Thiago Rodrigues e Halls;
• Laterais: Weverton, Léo Matos, Edimar e Riquelme;
• Zagueiros: Quintero, Anderson Conceição, Ulisses, Zé Vitor e Luis Cangá;
• Meias: Zé Gabriel, Matheus Barbosa, Yuri Lara, Andrey Santos, Matías Galarza, Juninho, MT, Isaque, Bruno Nazário, Luiz Henrique, Vitinho, Nenê e Laranjeira;
• Atacantes: Gabriel Pec, Jhon Sanchez, Vinicius, Getulio, Figueiredo e Raniel.
Os jogadores que ainda não foram escalados pelo treinador são os goleiros Vanderlei e Alexander, o lateral-direito JP Galvão e o zagueiro Pimentel. O meia Sarrafiore também não foi utilizado, mas porque está lesionado e ainda não tem previsão para voltar a atuar.
A três semanas da estreia na Série B, no dia 9 de abril, contra o Vila Nova, o técnico segue testando a equipe, como se viu no clássico contra o Flamengo, na última quarta-feira, quando Zé mandou a campo uma escalação que ainda não tinha sido usada na temporada, com o lateral-direito Weverton começando a partida no meio de campo.
As mudanças na escalação se deram por necessidade ou estratégia. No início da temporada, por exemplo, Zé precisou mexer após as duas primeiras partidas devido à lesão de Yuri Lara. Com a entrada de Matheus Barbosa no time contra o Nova Iguaçu, na terceira rodada, o treinador não repetiu mais a escalação em jogos sequenciais. Contra o Madureira, na rodada seguinte, a alteração foi estratégica, quando o comandante testou a equipe com uma formação de três zagueiros.
Os testes não significam que o técnico não tenha definido o time base. Thiago Rodrigues se consolidou como goleiro titular, e Quintero assumiu vaga na defesa ao lado de Anderson Conceição. Nas laterais, Weverton e Edimar ganharam espaço. O pelotão de frente mais usado teve Nenê, Gabriel Pec e Raniel. A maior disputa é no meio, onde cinco jogadores brigam por três vagas. Juninho é quem tem mais jogos com Zé, enquanto Yuri Lara, Matheus Barbosa e Zé Gabriel também ganharam oportunidades. Quando quer um time mais ofensivo, o treinador opta por Bruno Nazário.
Time base do Vasco de Zé Ricardo: Thiago Rodrigues; Weverton, Quintero, Anderson Conceição, Edimar; Yuri Lara/Matheus Barbosa/Zé Gabriel/Juninho/Bruno Nazário; Nenê, Gabriel Pec e Raniel.
Nenhum jogador foi escalado em todas as 14 partidas até aqui, segundo dados do Espião Estatístico do ge. Os que mais estiveram em campo foram Thiago Rodrigues e Anderson Conceição. Titulares em 13 jogos, o goleiro e o zagueiro somam, cada um, 1.274 minutos com Zé Ricardo. Edimar, Pec e Weverton estão em seguida como os atletas com mais minutagem.
Dos atletas desta lista, um já não será mais opção para Zé na Série B: o zagueiro Luis Cangá, com contrato até 31 de março, optou por não renovar com o Vasco. Por outro lado, o treinador deve ganhar opções nas próximas semanas. O atacante Lucas Oliveira, do Bangu, por exemplo, já está acertado com o clube, que busca outros reforços no mercado.
Para o jogo de volta contra o Flamengo, às 16h do próximo domingo, no Maracanã, Zé Ricardo não vai poder contar com Ulisses, Matheus Barbosa e Getulio, que estão no departamento médico.
Fonte: ge