Estátua de Dinamite ficará virada para a torcida em São Januário; inauguração está prevista para abril
Maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite está muito perto de receber um presente inesquecível de aniversário. A estátua que está sendo confeccionada em sua homenagem tem previsão de ser inaugurada próximo ao dia 13 de abril, quando o ex-atacante completará 68 anos. Em processo final (banho de bronze) no Estado de Minas Gerais, a escultura ficará virada de frente para os torcedores, atrás do gol da curva das arquibancadas de São Januário, no lado oposto a de Romário.
- Seria uma homenagem em dose dupla (inauguração próximo ao aniversário). Nunca projetei isso na minha vida. Projetei ser um garoto como todos que sonham um dia ser jogador de futebol. Chegar a uma marca no clube com a grandeza do Vasco... Ser maior artilheiro da história do clube, maior artilheiro do Brasileiro, do Carioca, dos clássicos do Rio... Isso serve como uma referência para essa geração que começa uma vida. Que eles coloquem em prática esse sonho. Esse é meu orgulho maior de poder olhar pra trás... Passei por coisas que uma criança não queria passar. Hoje estou aqui falando dessa marca significativa. Minha grande vitória é estar sentado falando isso para vocês - disse Roberto Dinamite, que fez 708 gols com a camisa do Vasco.
No último sábado, Roberto Dinamite visitou o atelier do artista plástico Mario Pitanguy, no centro do Rio de Janeiro, e ainda teve um encontro especial com os torcedores que contribuíram com o valor de R$ 1.000 para a confecção da estátua. As recompensas oferecidas aos doadores incluíam, além do certificado e do nome na homenagem, moeda exclusiva da campanha, pôster, conhecer o modelo original em massa e uma camisa autografada. O Vasco arredou cerca de R$ 200 mil.
- Cheguei a ver o Roberto jogar e é a realização de um sonho. Pude agradecer por tudo que fez pelo nosso clube e fico muito feliz com essa homenagem. Um jogador que sempre honrou nossa camisa em campo. A gente relembra muita coisa vendo o Roberto. Ele era nosso herói - afirmou o torcedor Sergio Carvalho Aguiar
Artista plástico explica conceito da estátua
Responsável pela confecção da estátua, o artista plástico Mario Pitanguy disse que conversou muito com Roberto Dinamite ante de iniciar o processo. Segunda ele, era importante conhecer a essência do homenageado para deixar o trabalho com uma característica do ídolo bem presente.
- Recebi com muita alegria esse projeto. Quando a gente tenta representar uma figura, buscamos sempre ir além da aparência. Como e uma pessoa tão importante e legal, você tenta buscar a presença dele, a alma dentro da estátua. Tentei buscar quem é o verdadeiro Roberto. O que resume essa escultura é a questão da troca. Ele recebe a energia da torcida e dá alegria para ela. Que a torcida entenda essa troca pela imagem.
Fonte: ge