Vasco segue em 8º lugar no ranking digital dos clubes brasileiros
Quarta-feira, 09/03/2022 - 09:44
Na edição deste mês do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais dos clubes em fevereiro. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 2,1 milhões de seguidores no período. Outro fato relevante é o volume recorde de novas inscrições no primeiro bimestre do ano entre os clubes monitorados. Ao todo, foram 4 milhões de novas inscrições entre janeiro e fevereiro de 2022, valor 17% superior ao contabilizado no mesmo período do ano anterior e 72% maior que em 2019.

Os cinco clubes que se destacaram no crescimento mensal de fevereiro foram: Flamengo, Corinthians, Atlético Mineiro, Palmeiras e Vasco. Juntos, foram responsáveis por cerca de 1,3 milhão de inscrições, ou 60% do total entre todos os clubes no período.

No último mês, o Flamengo liderou o crescimento mensal com mais de 440 mil inscritos. Com este resultado, o clube atingiu a marca inédita de 45 milhões de inscrições em suas redes sociais. O clube ainda liderou o crescimento em três das cinco plataformas monitoradas: Twitter, Instagram, YouTube e dividiu a liderança no TikTok com Corinthians e Atlético MG.

O Corinthians obteve o segundo melhor desempenho mensal ao somar mais 331 mil novos inscritos no combinado de suas redes ao longo do mês de fevereiro. Ainda no último mês, o clube concentrou metade (48%) de seu resultado em sua conta oficial no Instagram. No TikTok, o clube esteve entre clubes que mais agregou novos seguidores ao somar 100 mil novos inscritos, empatando com o perfil do rival Palmeiras na plataforma com 1,5 milhão de fãs.

O Atlético Mineiro fecha o pódio mensal ao registrar o terceiro melhor resultado do último mês. Foram pouco mais de 200 mil novas inscrições no combinado de suas contas. As novas aquisições foram concentradas em seu perfil oficial no TikTok com mais de 50% das novas inscrições atleticanas com origem nesta plataforma. O clube, recente campeão da Super Copa do Brasil de Futebol, também ultrapassou as 9 milhões de inscrições, considerando todas as suas contas oficiais.

O Palmeiras fechou fevereiro como o quarto clube com melhor desempenho em novas inscrições. No último mês, o clube alcançou 190 mil novas inscrições em seus perfis oficiais. Cerca de sete em cada 10 novas inscrições palmeirenses se deram nos perfis oficiais do clube no Instagram. Com o desempenho alviverde em fevereiro, o clube atingiu a marca de 15 milhões de inscritos no combinado de suas redes.

Em meio às notícias de transição para o modelo SAF, o Vasco voltou a figurar entre os cinco clubes com melhor desempenho mensal em volume de novas inscrições após 10 meses. O clube foi o quinto em aquisição de novos inscritos ao longo do último mês, resultando em mais de 116 mil novas inscrições nas redes vascaínas. Oito em cada dez novas inscrições cruzmaltinas foram entre TikTok (44%) e seu perfil oficial no Instagram (34%).

O Santos também se destaca ao ultrapassar a marca de 10 milhões de inscrições no combinado de suas redes. O alvinegro praiano ocupa atualmente a 5ª posição no ranking geral entre os 50 clubes com maiores bases digitais do País.

O São Paulo chegou aos 4 milhões de inscritos em seu perfil oficial no Instagram que, no último mês, foi responsável por mais de 60% do resultado são-paulino. Ainda sobre o Instagram, Flamengo, Corinthians e São Paulo lideram, nesta ordem, em volume de seguidores na plataforma.

Veja abaixo o levantamento completo:



Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.

Obs.: a conta oficial do Íbis no Facebook está temporariamente suspensa e não será contabilizada no estudo até que seja restabelecida pela plataforma.

Fonte: Ibope Repucom