Assunto SAF segue mobilizando situação e oposição no Vasco
Sábado, 05/03/2022 - 09:29
Diferentemente de Botafogo e Cruzeiro, que tiveram aprovação praticamente unânime de suas respectivas SAF's, no Vasco o assunto ainda gera debates. Após a maioria do Conselho Deliberativo dar sinal verde para o chamado "empréstimo-ponte" de R$ 70 milhões, por parte da 777 Partners - empresa norte-americana que deseja gerir o clube -, situação e oposição mobilizam a torcida e os grupos políticos para os próximos trâmites burocráticos sobre o tema.

Na última quinta-feira (3), parte da diretoria vascaína se reuniu em São Januário com algumas das principais organizadas do clube com o propósito de explicar e tirar eventuais dúvidas sobre o projeto. Os interlocutores da direção foram o CEO, Luiz Mello, e o vice-presidente jurídico, José Cândido Bulhões. No atual cenário, a maioria das torcidas está propensa a apoiar a SAF.

Por outro lado, grupos opositores à diretoria e ao projeto se organizam para realizar protesto hoje (5), a partir das 9h, em frente à entrada social de São Januário, com o objetivo de se manifestarem contrários à Sociedade Anônima do Futebol, bem como recolher assinaturas para a convocação de uma assembleia geral - nos moldes de como se prevê no estatuto do clube - no intuito de destituir o atual presidente vascaíno, Jorge Salgado.

Quem está à frente da manifestação são grupos simpatizantes do ex-candidato à presidência Leven Siano, do ex-presidente do clube Eurico Miranda e do ex-presidente do Conselho Deliberativo Roberto Monteiro, além de youtubers apoiadores destas figuras políticas.

Porém, considerando como foi a votação do Conselho Deliberativo para a aprovação do empréstimo, as perspectivas atuais são de que a SAF se estabeleça. Na ocasião, a sessão contou com a presença de 206 conselheiros (do total de 300), sendo 180 votos favoráveis aos R$ 70 milhões da 777 Partners e apenas 12 contra, com 14 abstenções.

Diretoria propõe assembleias para sócios votarem

Em comunicado protocolado na secretaria de São Januário, distribuído aos conselheiros e ao qual o UOL Esporte teve acesso, o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, convocou nova sessão extraordinária para quarta-feira (10), com o intuito de conhecer, deliberar e discutir sobre os ritos a serem seguidos pelo órgão e pela Assembleia Geral visando a tramitação da proposta de constituição da Sociedade Anônima do Futebol.

No documento de nove páginas já há uma sugestão de rito a ser seguida, onde se preveem ainda mais duas reuniões do Conselho Deliberativo e a intenção de se criar duas Assembleias Gerais. O motivo, segundo os dirigentes, é atender todas as reivindicações dos grupos políticos e dar o máximo de transparência possível ao processo.

Na proposta, caso o Deliberativo aprove, a primeira Assembleia Geral será para o sócio votar dois itens: a proposta de constituição da SAF 100% do Vasco e uma alteração tópica no estatuto onde se deixará expressa tal condição caso o Cruz-Maltino criar uma SAF.

Este segundo item, embora não seja uma obrigação constitucional, foi algo acatado pela diretoria após sugestões e reivindicações de alguns conselheiros de oposição.

Caso a maioria dos sócios votem pela aprovação da SAF 100% do Vasco e a alteração tópica do estatuto, uma nova e derradeira sessão extraordinária será convocada e, caso o Deliberativo novamente aprove, uma última Assembleia Geral será feita, desta vez para que o sócio vote a transferência de ativos em si para a empresa norte-americana 777 Partners.

Embora um prazo de até 90 dias tenha sido estipulado para a realização de todo o processo burocrático, os dirigentes acreditam que este trâmite possa ser encurtado.

O modelo de votação nas Assembleias Gerais também será discutido, mas a proposta é a de que aconteça de maneira híbrida. Ou seja, com o sócio tendo a opção de votar tanto de maneira online como presencial. O tema, vale lembrar, causou muita polêmica na última eleição presidencial.

A reunião do Conselho Deliberativo de quarta-feira (10) também será realizada de maneira híbrida, com o conselheiro podendo estar presente na sede Náutica, na Lagoa (RJ), ou participando de maneira virtual. A sessão extraordinária terá transmissão ao vivo da Vasco TV.



Fonte: UOL