Confira mais trechos da entrevista coletiva de Zé Ricardo após Ferroviária 0 x 1 Vasco
Quinta-feira, 03/03/2022 - 01:06
Depois da vitória por 1 a 0 sobre a Ferroviária, que classificou o Vasco para a segunda fase da Copa do Brasil, o técnico Zé Ricardo concedeu entrevista coletiva nas dependências do Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, e fez sua análise sobre a atuação da equipe na partida.

- A gente tem que fazer uma avaliação com a cabeça fria. Sabíamos que seria um jogo difícil, de copa, a Ferroviária é competitiva, tem boa estrutura. Nosso objetivo era classificar, conseguimos nos defender, sabíamos que eles usariam a bola aérea, então só tenho que parabenizar o grupo, que está se formando ainda. Futebol não acontece da noite para o dia. Classificamos entre os quatro no Campeonato Carioca e agora conseguimos outro objetivo, que era seguir na Copa do Brasil. Claro que queremos a evolução coletiva e individual - disse Zé Ricardo.

O Vasco foi muito inferior à Ferroviária em Araraquara, terminou com 41% de posse de bola e quatro finalizações contra 22 do adversário. No segundo tempo, o único chute a gol da equipe de Zé Ricardo foi numa cobrança de falta de Nenê já no fim da partida.

Por isso, o treinador precisou responder a várias perguntas sobre a atuação ruim, mas sempre destacando que o importante era se classificar. Ele chegou a citar os casos de Grêmio e Sport, que foram eliminados na primeira fase da Copa do Brasil.

- Todos nós estamos empenhados aqui para que esse ano não ocorra o final do ano passado, que a gente consiga buscar a subida para a Série A. Mais uma vez: tivemos Grêmio sendo derrotado, Sport, CRB, outras equipes. A gente não pode se precipitar. Sabemos que o Vasco ainda tem um caminho longo para prosseguir, essas discussões são feitas internamente para que a gente trace esse caminho da maneira mais plausível possível - disse o comandante vascaíno.

- Preciso ressaltar o desempenho dos nossos atletas. Falar de outros reforços neste momento eu estaria menosprezando o grupo que a gente formou até agora. Com paciência, com calma e sabedoria o Vasco avi seguir seu planejamento. Num elenco em construção as oscilações vão ocorrer. Claro que não estamos satisfeitos com tudo, mas a primeira fase do Carioca e essa primeira fase aqui da Copa do Brasil vão dar um pouco mais de confiança aos nossos atletas. A gente tenta diminuir essa pressão trabalho após trabalho, dia após dia. É com equilíbrio e sabedoria que vamos concluir esse próximo passo - completou ele.

O Vasco enfrenta a Juazeirense, da Bahia, na próxima fase da Copa do Brasil. O jogo será em Juazeiro, na Bahia, em data que ainda será definida pela CBF. Diferentemente da primeira fase, quando o time de Zé Ricardo tinha vantagem em caso de empate com a Ferroviária, a vaga na terceira fase será decidida nos pênaltis se o placar terminar empatado.

Outras declarações de Zé Ricardo:

A proposta de futebol moderno mudou?

- A proposta não mudou, lógico que as partidas vão ficando mais difíceis, vamos pegando equipes com mais qualidade. Estreamos alguns jogadores nos últimos jogos, carecemos de mais entrosamento, e por isso entendemos que hoje o importante era classificar. Além da premiação, ganhamos confiança também. Viemos aqui para vencer e vencemos. Queríamos jogar mais no campo do adversário, mas eles se impuseram um pouco mais no segundo tempo, sabíamos que teríamos que sofrer. São etapas que precisaremos concluir. Temos muitos meninos, o Andrey entrou com personalidade, então tenho que parabenizar também os garotos.

Eficiência da defesa do Vasco ou ineficiência do ataque da Ferroviária?

- Se for ineficácia do ataque da Ferroviária, não sou eu que tenho que fazer essa avaliação. Nós entendemos a partir da entrada do segundo atacante deles que tínhamos que reforçar a defesa, com o Zé Gabriel entrando entre os dois zagueiros. Eles iam apostar mais na bola longa. A equipe conseguiu se defender bem, mesmo sabendo que jogar aqui é muito difícil. Fizemos leitura de algumas semanas da equipe da Ferroviária, conseguimos tirar todos os escanteios e bolas paradas deles. Estão de parabéns, jogaram super concentrados, a gente sabia que não podia sair da concentração nem um minuto. Zé Gabriel e Quintero fizeram boas estreias. São dois jogadores que não vinham jogando, agora é dar condição para eles entrarem e ritmo e que a gente possa contar com eles 100%.

Balanço dos dois meses de trabalho

- Superação é a palavra que todos nós temos aqui. Está na nossa identidade a superação. Um período difícil, avaliação ficou um pouco prejudicado pelo início de trabalho, muitos jogadores com Covid. Nos últimos jogos estreamos quatro atletas. Não é fácil dentro do campeonato buscar o entrosamento perfeito. Entendemos precisamos melhorar o sincronismo, posse de bola, nosso ataque. Continaur evoluindo. mas se fizer um balanço, acredito que o saldo é positivo. Vamos continuar construindo, é passo a passo, sabemos qual é o objetivo do Vasco para 2022.

Enfrentar o Flamengo

- Já estamos classificados. Vamos jogar na quarta contra a Juazeirense. É jogar com sabedoria, descansar nosso elenco. Logicamente vamos ter dificuldade, Flamengo maior orçamento do futebol brasileiro. Vamos para esse desafio sem temer nenhuma equipe.

Recado ao torcedor

- O torcedor tem sido maravilhoso tanto nos jogos em São Januário quanto fora. Queria passar para eles que estamos trabalhando com verdadeira paixão dentro do clube. A gente está tentando fazer um alicerce bem grande para que a gente possa dar passos mais firmes na frente. Nada vai ser feito na loucura sem planejamento. Posso dizer ao torcedor que aqui o trabalho é quase 24 horas. Sempre pensando no Vasco, a gente trabalha com paixão. Esse é o pilar do nosso trabalho, um ambiente bom para que o dia a dia aconteça. Lógico, os resultados nem sempre virão, mas não vamos deixar de trabalhar em busca disso. Eu entendo a aflição. Nosso compromisso é sempre evoluir e melhorar. Tenho certeza que vamos conseguir nossos objetivos.



Fonte: ge