Jogadores do Sub-15 e Sub-17 do Vasco encerraram semana de avaliações da pré-temporada
Sexta-feira, 04/02/2022 - 16:38
As categorias Sub-15 e 17 dos Meninos da Colina se reapresentaram na última segunda-feira (31/1) e encerraram nesta sexta (4/2) a primeira semana de avaliações com o Departamento de Saúde e Performance (DESP). Os jogadores passaram por avaliações e testes com os setores de Fisiologia, Fisioterapia, Médico (exames laboratoriais e cardiológicos) e Preparação Física.

As avaliações com a Fisiologia foram as mais longas. Os atletas das duas categorias fizeram diversos testes de composição corporal, da potência dos membros inferiores, capacidade de aceleração, velocidade, agilidade e cardiorrespiratória. Alinhada com os setores de nutrição, fisioterapia e medicina, a Fisiologia avaliou o perfil de cada jogador para prescrever ações da forma mais personalizada possível.

– Foram realizadas as avaliações da composição corporal, da potência dos membros inferiores, capacidade de aceleração, velocidade, agilidade e cardiorrespiratória dos atletas, com o Sub-15 e o Sub-17 realizando os mesmos testes. A partir desses dados coletados, os atletas são classificados de acordo com seu estado maturacional e posição de jogo. Posteriormente, realizamos reuniões com a comissão técnica expondo quais são os pontos fortes e os pontos a melhorar ao longo da temporada, tanto de forma individual como coletiva. Essas informações também são passadas para os atletas para que eles consigam acompanhar seu processo de evolução – explica a fisiologista Sarah Ramos, antes de ser complementada por Diêgo Augusto, também do departamento:

– Além de realizar esse perfil do estado atual de cada atletas, as avaliações de início de temporada ajudam na integração de informações com outros departamentos. Em conjunto com o coordenador científico, Fabrício Vasconcellos, e com membros da nutrição, fisioterapia e medicina, podemos discutir possíveis intervenções. Por exemplo, a avaliação da composição corporal que foi realizada irá ser utilizada também pelo departamento de nutrição do clube para poder analisar as necessidades de cada atleta e prescrever da forma mais individual que for possível. Esse trabalho transdisciplinar favorece o desenvolvimento dos atletas de forma holística.

Mauro Brasil, Coordenador de Fisioterapia da base, falou sobre a importância das avaliações nesta primeira semana de trabalho e como elas facilitam o processo da setor neste início de temporada e no decorrer do ano.

– Estamos realizando avaliações nos atletas para entendermos como eles voltaram das férias e assim avaliarmos possíveis desordens musculares, mobilidade e execução de movimentos específicos para o futebol. Com essas avaliações, podemos ter dados quantitativos sobre o progresso e eficácia nos programas de prevenção ou reabilitação. É importante ressaltar que as avaliações das categorias Sub-20 e Sub-17 seguem os mesmos protocolos de avaliação do futebol profissional, as demais categorias sofreram pequenas mudanças – explicou Mauro Brasil, Coordenador de Fisioterapia.

O Coordenador Médico das categorias de base, Claudio Henrique Ribeiro, explicou sobre a APP (avaliação pré-participação), que nada mais é que um trabalho preventivo para evitar problemas maiores ao longo da temporada. Este tipo de avaliação é específica para cada categoria, de acordo com a idade do atleta:

– A avaliação pré-participação ou APP tem como objetivo principal a prevenção de morte súbita relacionada ao esporte. Estima-se que em até 75% dos casos de morte súbita, nem o atleta e nem seus familiares tinham conhecimento de doença prévia. Essa avaliação passa pela realização de exames laboratoriais (exames de sangue), raio-x de tórax, eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico. Cada categoria com seus exames específicos. E todos passam pela avaliação médica clínico/cardiológica e odontológica. Também fazem os testes de aptidão física, testes de mobilidade/flexibilidade e composição corporal com a fisiologia e fisioterapia (de acordo com cada categoria).

Nesta sexta-feira, antes das atividades e avaliações com o DESP, as categorias Sub-17 e Sub-15 passaram por um Media Training com a Assessoria de Imprensa do Clube. Os jogadores foram orientados sobre a utilização das redes sociais, atendimento a imprensa e sobre a utilização de imagens.



Fonte: Site oficial do Vasco