Líder do Campeonato Carioca, o Vasco volta a campo hoje (2), às 21h35, contra o Nova Iguaçu, em São Januário (RJ), ainda em construção sob o comando do técnico Zé Ricardo.
Com 12 reforços até o momento, o treinador tem feito experimentos em busca da formação e do esquema tático ideal. Porém, tanto na vitória sobre o Volta Redonda por 4 a 2, como no empate em 1 a 1 com o Boavista, ele iniciou com a mesma escalação: Thiago Rodrigues, Weverton, Ulisses, Anderson Conceição e Edimar; Yuri, Juninho, Nenê, Bruno Nazário e Gabriel Pec; Raniel.
No primeiro jogo, entraram no decorrer o lateral esquerdo Riquelme, os meias Isaque e Laranjeira, e o atacante Figueiredo. Já no segundo ingressaram o estreante volante Matheus Barbosa, o meia Matías Galarza, o estreante atacante Getúlio e novamente Isaque e Figueiredo.
De todos os reforços, os únicos que ainda não entraram em campo foram o meia-atacante Vitinho, que está lesionado, e o zagueiro equatoriano Luis Cangá, por opção técnica.
"O Cangá a gente entende que estará jogando em breve. Ele teve o problema da covid-19, começou o trabalho dez dias depois e está entrando em forma física. Tem feito bons treinamentos. Em breve, terá chance de jogar. O Ulisses apresentou um bom entrosamento com o Conceição também, por isso iniciaram a temporada", explicou Zé Ricardo.
Até o momento, o treinador tem optado, na maioria das vezes, por um esquema no 4-2-3-1 quando ataca, e no 4-4-2 defendendo. Nesta formação, o time tem, atualmente, o melhor ataque e a segunda defesa mais vazada.
Após a estreia de Getúlio, Zé Ricardo não descarta a possibilidade também de um esquema com dois atacantes mais de área:
"Jogar com dois atacantes é uma possibilidade. Até na ausência do Nenê, de um meia mais central. Já fizemos alguns trabalhos nesse sentido. Por característica, o Getúlio joga mais na área e abre o corredor. É uma ideia que a gente não perde de vista. Estamos conhecendo o grupo, o grupo está conhecendo o clube. Estamos tentando extrair o máximo".
Ainda em busca do entrosamento da equipe, Zé Ricardo busca ter um elenco mais encaixado entre a quinta e a sexta rodada.
"Tivemos sete jogadores detectados com covid-19, e não temos um grupo muito grande. Há meninos que vieram da Copa São Paulo também. O grupo ainda está heterogêneo. Gostaria muito que a gente estivesse em um nível melhor para a quinta, sexta rodada. O intervalo é pequeno de recuperação, mas a gente confia nos processos que estão sendo bem feitos no clube", declarou.
Contratações em aberto
O Vasco ainda não encerrou suas contratações e tem algumas prioridades para o elenco. Gerente geral de futebol do clube, Carlos Brazil lamentou, inclusive, o fato de estar reformulando o grupo após um 2021 fracassado, onde o Cruz-Maltino não obteve o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.
"Devem chegar outros jogadores e a gente vai repondo o elenco, fazendo um elenco novo, o que não é o ideal. O ideal, realmente, é ter uma base de elenco para os outros anos. Que a gente tenha um bom ano para ter uma base formada e trazer jogadores pontuais", disse o dirigente ao canal" Atenção, Vascaínos, complementando:
"Vamos trazer jogadores que sejam do nosso entendimento. Podemos errar, mas que seja do nosso entendimento o jogador que vai atender o que a gente pretende".
Fonte: UOL