Conselheiros de oposição cobram convocação de Salgado para dar explicações no Conselho Deliberativo ainda este ano
Sexta-feira, 10/12/2021 - 19:12
A tentativa da oposição em convocar Jorge Salgado a dar explicações no Conselho Deliberativo sobre o fracasso do futebol em 2021 ganhou um novo capítulo. Nesta sexta-feira, o grupo que organiza a solicitação se manifestou. O entendimento é de que Carlos Fonseca, presidente do Conselho, não pode criar entraves e de que a sessão deveria ser marcada até o Natal.

Os conselheiros Gustavo Jr. e Carlos Cassiano protocolaram um novo ofício na secretaria de São Januário sobre o tema. No texto, argumentaram que a exclusão de 19 beneméritos que assinaram o pedido de convocação, algo determinado por uma ação judicial, só ocorreu após o documento ser entregue no clube.

- A entrega do pedido de convocação se deu antes de qualquer exclusão de membros do Conselho Deliberativo. Não cabe ao presidente do Conselho Deliberativo impor barreiras ao exercício democrático criando entraves ou dificuldades além das regras fixadas no estatuto - diz parte do texto.

Carlos Fonseca, presidente do Conselho Deliberativo, entende que, por decisão judicial, os beneméritos não estão ativos e, portanto, não poderiam assinar a carta. A possibilidade de Jorge Salgado prestar esclarecimentos aos conselheiros, no entanto, não está descartada. Carlos Fonseca pretende conversar com Salgado e sugerir que o presidente compareça na próxima sessão do conselho, no dia 10 de dezembro, para atender o pedido dos conselheiros. Na ocasião será apresentado o relatório da Comissão Especial de Integridade e Compliance, e há a expectativa pela presença do presidente na Sede Náutica da Lagoa.

Conforme o artigo 76 do estatuto do clube, o mínimo necessário para convocar uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo é de 60 assinaturas (1/5 do total). Sem os 19 beneméritos suspensos que assinaram a carta, o documento conta no momento com a assinatura de 44 conselheiros.



Fonte: ge