Chances de acesso do Vasco podem chegar a quase 10% ou cair a menos de 1% após partida contra o Guarani; confira os cenários
Quinta-feira, 04/11/2021 - 20:00
O confronto desta quinta-feira entre Vasco e Guarani é decisivo para o cruz-maltino continuar sonhando com um acesso à Série A em 2021. Uma vitória na partida marcada para o Brinco de Ouro, às 19h, pode elevar as chances de acesso da equipe de Fernando Diniz a até 9,7%. Os cáculos são do professor Gilcione Nonato Costa, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Sem considerar as demais partidas (o CRB enfrenta o Sampaio Corrêa às 21h30), o Vasco seria o sétimo na "corrida de probabilidades" pelo acesso caso vença esta noite. Coritiba (99,6%), Botafogo (98,9%) e Avaí (85,8%) já apareceriam mais afastados, enquanto a briga pela quarta vaga ficaria entre Goiás (53,6%), CRB (25,6%), CSA (22,7%) e o cruz-maltino, com seus 9,7%.
— O Vasco não briga contra o Coritiba e o Botafogo pelo acesso, mas sim contra Goiás, CRB e CSA. O Avaí parece se consolidar com a terceira vaga — aponta o matemático.
Uma vitória do Guarani seria o pior dos cenários para os cariocas e colocaria o bugre firme na briga pela quarta colocação. As chances do Vasco poderiam cair abaixo do 1%: 0,7%, contra 48,9% do Goiás, 24% do CRB, 22,6% do próprio Guarani e 21,7% do CSA.
— Nesse cenário, a briga para a quarta vaga estaria aberta, com o Vasco praticamente sem chances significativas — diz Gilcione.
O terceiro cenário, o empate, seria uma dor de cabeça para ambas as equipes que se enfrentam nesta quinta-feira. Com um ponto para cada lado, o Goiás poderia tornar-se favorito a ficar com a quarta e última vaga ao fim do campeonato. Seriam 54,2% de chances para o esmeraldino, 26,8% para o CRB, 23,7% para o CSA, 7,8% para o Guarani e 2,1% para o Vasco.
Com a volta de Nenê, o Vasco tenta melhorar o retrospecto de apenas duas vitórias nos últimos cinco jogos. O clube ocupa a 8ª colocação, com 47 pontos. O Guarani vem logo acima, em 7º, com 49. O Goiás, que abre o G4, tem 54. Vencer o duelo no Brinco de Ouro seria apenas o primeiro passo de uma árdua tarefa na busca pelo retorno à Série A.
— A vitória contra o Guarani é fundamental para o Vasco, mas com o recado de que precisará de mais vitórias para conseguir o acesso — encerra o professor.
Fonte: O Globo Online