Com Phillipe Gabriel titular, Seleção Brasileira Sub-15 empata com o Sub-16 do Atlético-MG em jogo-treino
A Seleção Brasileira Sub-15 encerrou, na manhã desta quarta-feira (22), mais uma etapa de preparação e observação da categoria em 2021. Na Granja Comary, em Teresópolis, o Brasil enfrentou a equipe sub-16 do Atlético-MG às 10h. Dividida em três tempos de 30 minutos, a partida terminou empatada em 2 a 2. Os gols brasileiros foram marcados por Gustavo, do Fluminense, e Laércio, jogador da base do adversário brasileiro no dia. Os gols do Galinho foram marcados por Pedro Barbosa e Pedro Ataíde.
Na primeira etapa, o Atlético-MG abriu o placar logo no começo da partida, aos 2 minutos, com o camisa 11, Pedro Barbosa. A equipe brasileira, treinada por Dudu Patetuci, buscou então equilibrar o confronto e mudar o panorama inicial. O time começou a entrar no jogo e conseguiu contruir jogadas ofensivas, principalmente pelo lado esquerdo.
O Galo ameaçou nas escapadas em velocidade. Em uma dessas descidas, o goleiro brasileiro, Phillipe Gabriel, precisou fazer uma sequência de boas defesas para garantir que o placar não aumentasse em favor do adversário. Ainda assim, o Atlético chegou ao seu segundo gol, aos 14 minutos, com o atacante Pedro Ataíde: 2 a 0 para o time mineiro.
Na segunda etapa, o Brasil seguiu no ímpeto para conseguir reverter o placar. Assim como fez o Atlético na primeira etapa, o atacante Gustavo, do Fluminense, marcou logo nos primeiros minutos para a Seleção Sub-15 após pressão pelo lado esquerdo de ataque. A equipe Canarinho dominou as ações no duelo, controlou a partida e, com mais organização, teve mais chances para empatar o confronto. Numa dessas oportunidades, o meio campista e capitão do time, Luiz Gustavo, bateu falta com categoria, mas a bola estourou no travessão.
O terceiro tempo começou bem equilibrado. Dudu Patetuci seguiu mexendo no time e rodando os atletas. O setor de meio campo passou a roubar muitas bolas e anular as chances do Galinho de criar jogadas de ataque, que limitavam-se aos contra-ataques com pouca objetividade. O Brasil subiu sua marcação e ocasionou mais dificuldades para a defesa do time mineiro.
Com mais volume de jogo, era questão de tempo para o Brasil arrancar o empate. Foi quando Laércio aproveitou a boa trama ofensiva para finalizar certeiro e marcar o segundo gol do Brasil. Por coincidência, o camisa 19 é atleta da base do Atlético-MG. Melhor na partida, a Sele~~ao Sub-15 buscou a virada até o último minuto. Mas o jogo terminou empatado: 2 a 2.
As etapas de preparação da Seleção Brasileira Sub-15 são o início de um processo que culminará nas competições oficiais de 2023, quando esses jogadores já farão parte da categoria sub-17. O objetivo é prepará-los e desenvolvê-los dentro dos conceitos de jogo da Seleção Brasileira. As convocações servem para mapear a geração de atletas nascidos em 2006.
No último mês de agosto, durante a terceira etapa de preparação, a Seleção Brasileira Sub-15 realizou dois jogos preparatórios como o desta quarta-feira, contra Botafogo Sub-15 e a equipe sub-16 do Fluminense. A equipe brasileira venceu o primeiro por 7 a 1 e perdeu o segundo por 2 a 1.
BRASIL: Phillipe Gabriel, Kauan Firmo, Eduardo Keder, Vinicius César, Luiz Gustavo, João Henrique, Felipe Lima, Eduardo Anastácio, João Victor, Juninho e Gustavo.
Fonte: CBF