Vasco x Cruzeiro poderá ter até mil torcedores em São Januário, caso Conselho Técnico da Série B aprove
O jogo Vasco x Cruzeiro, no próximo domingo (19) em São Januário, foi autorizado pela Prefeitura do Rio para apenas mil torcedores — apesar de o estádio ter capacidade para 21 mil pessoas.
O município avalia ainda se dispensará o distanciamento social nas arquibancadas, uma vez que todos deverão estar vacinados e testados.
Mesmo com a liberação da prefeitura, entretanto, o Vasco precisa também da decisão do Conselho Técnico da Série B na CBF, que se reunirá ainda nesta sexta-feira (17).
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou ao Blog que foi o próprio clube quem pediu a liberação para mil vascaínos na arena.
Soranz disse ainda que o protocolo para a partida de domingo — válida pela 25ª rodada da Série B do Brasileirão — deverá ser o mesmo adotado no evento-teste da última quarta-feira (15) no Maracanã, entre Flamengo e Grêmio:
- O torcedor precisará comprovar estar em dia com as vacinas ao comprar o ingresso;
- Na sequência, deverá fazer um teste para garantir não ter o coronavírus. Somente com o exame negativo, o vascaíno poderá retirar o bilhete.
"O evento-teste é muito importante. Teremos outros eventos-teste na cidade. Tem o Vasco, que foi liberado hoje. Protocolou ontem mas foi liberado hoje", afirmou Soranz, mais cedo.
O secretário de saúde confirmou ainda que outros eventos-teste devem acontecer no Rio e que é preciso trabalhar por locais abertos e seguros, sem aglomerações, com público testado.
"É importante a gente começar a olhar estes eventos de outra forma. Não adianta comparar uma aglomeração no Maracanã com todas as pessoas testadas com uma aglomeração na Praia de Copacabana, com um evento desorganizado e as pessoas sem máscara", disse Soranz.
O Vasco deu entrada na quinta com o pedido de realização do jogo com público na Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira (16).
Para isso, além de ter a liberação por parte da prefeitura do Rio de Janeiro, precisa também da decisão do Conselho Técnico da Série B na CBF , que será realizado na tarde desta sexta-feira. Na reunião, haverá definição sobre as condições para o retorno dos torcedores aos estádios da competição.
Evento-teste
Na quarta-feira (15), o Maracanã recebeu a partida de volta entre Flamengo e Grêmio pela Copa do Brasil.
O jogo funcionou como um evento-teste para a retomada de atividades esportivas com público na cidade – seis mil torcedores compareceram e, apesar da aplicação de medidas restritivas e fiscalização, foi possível ver muitos deles aglomerados e sem máscaras.
Apesar disso, a administração do estádio avaliou como positiva a realização da partida. Na testagem pré-jogo, a secretaria registrou 0,9% de exames positivos entre os espectadores da partida. Entre os trabalhadores o número foi menor, de 0,7%. Estas pessoas não entraram no estádio.
Eduardo Paes fez um agradecimento ao Flamengo e afirmou que o evento mostrou que é possível a realização de eventos-teste de reabertura na cidade.
"Queria fazer um agradecimento público à diretoria do Flamengo pela maneira como conduziu o evento. Tinha tido garantias pessoas do presidente Landim de que isso seria tratado como prioridade máxima e com muita organização pelo Clube de Regatas do Flamengo e foi isso que a gente viu. Total respeito e diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde, busca por atender todas as exigências, que não são simples e que tornam para o clube o custo de realizar o jogo bem mais caro", afirmou o prefeito.
As pessoas que estiveram no jogo seguirão sendo acompanhadas pela secretaria de saúde.
"Todas as pessoas que estiveram presentes no estádio serão acompanhadas por nós por 14 dias, através do CPF, e a gente vai ter um panorama se estas pessoas contraíram Covid, onde contraíram e qual foi a data de início dos sintomas para a gente saber se aquele local teve uma incidência menor do que o restante da cidade e não foi um local de disseminação da Covid", disse Soranz.
Flexibilização
A Prefeitura do Rio mudou algumas medidas de restrição na cidade. A partir da próxima terça-feira (21), estarão permitidos eventos em locais abertos com até 500 pessoas.
O decreto, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (17), também autoriza a realização de competições com a presença de público em estádios e ginásios, com esquema vacinal completo. Os locais devem ter 50% da capacidade ocupada.
Boates e salões de dança continuam proibidos de funcionar até que 65% dos cariocas estejam com o esquema vacinal completo.
Por esquema vacinal completo, entende-se pessoas acima de 60 após 14 dias da dose de reforço e pessoas de 15 a 59 anos após 14 dias da segunda dose da vacina.
Fonte: Blog do Edmilson Ávila - G1