Marca que criou luminárias inspiradas no Vasco vai expor na Semana de Design de Milão
Quarta-feira, 15/09/2021 - 16:27
O Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea são ícones da topografia carioca que podem iluminar e enfeitar qualquer cantinho da casa ou do escritório. Para celebrar esses cartões-postais, a Oficina 021, marca carioca de design especializada em criar presentes e objetos decorativos e funcionais, que tem escritório em Botafogo, transformou-os em charmosas luminárias de acrílico com base de madeira. Ultrapassando os limites da Cidade Maravilhosa, o trio de sócios formado por Rodrigo Gurgel, Renata Pereira e Felipe Crivella levou pela segunda vez suas peças para o FuoriSalone, na Semana de Design de Milão, que vai até domingo que vem.

— Participar do FuoriSalone em 2018 foi um marco na nossa história. Foi a primeira participação da empresa em um evento internacional e representou o reconhecimento da nossa originalidade. Temos muito orgulho de poder representar o Brasil mais uma vez este ano ao lado de grandes talentos do design nacional — diz Renata Pereira, sócia da Oficina 021.

No início, a marca fazia maquetes físicas para empreendimentos imobiliários. Sabe aquelas miniaturas de prédios que ficam expostas nos estandes de venda quando há lançamento de um prédio? Mas com a crise que afetou o mercado em 2016, os sócios tiveram que encontrar uma saída para manter a empresa.

— Precisávamos nos reinventar com urgência. Nossas miniaturas para montar estavam engavetadas por falta de tempo. Resolvemos bater de porta em porta nas lojas e apresentar nossos produtos, que no início eram apenas cinco modelos de miniaturas para montar. Deu certo e a coleção aumentou, assim como as lojas parceiras — explica Renata.

Ela conta como foi algo natural escolher iluminar as montanhas do Rio:

— Fizemos estudo topográfico e modelagem 3D até chegar a essas linhas que formam o desenho das montanhas. Somos uma empresa com DNA carioca. Vivemos numa das cidades mais bonitas do mundo.

Para os amantes de futebol, há luminárias inspirados no Maracanã e em símbolos do Botafogo e do Vasco da Gama, como camisas e escudos dos times, além do Estádio Nilton Santos e da fachada de São Januário. São 12 modelos moldados em acrílico que ficam encaixados numa base de madeira.

As luminárias podem ser compradas na loja virtual da marca, www.oficina021.com, e em lojas especializadas em presentes e decoração.



Fonte: O Globo Online