Memória Vascaína @HenriqueHuebner
21/08/1921 - Centenário do atual escudo do Vasco, oficialmente adotado no quadro de honra dos heróis do Campeonato de Remo de 1921
Fonte: Revista Polyanthea Vascaina
Acervo Família Campos
#MemoVas
É certo que um proto-escudo atual já era conhecido no ano de 1919, com um desenho praticamente igual mas com o ângulo da faixa diferente.
Fonte: Revista Polyanthea Vascaina
Acervo Família Campos
#MemoVas
Na nossa humilde suposição o desenho do escudo atual foi levemente inspirado no Quadro de Honra dos Grande Beneméritos dos Sports Náuticos onde o Vasco homenageia dirigentes da federação de remo em 1907 que ficava exposto na mítica sede de Santa Luzia
Revista Careta - BN Digital
No ano de 2016 quando estava servindo como diretor no Centro de Memória, tivemos a oportunidade de resgatar essa relíquia vascaína dos porões de nossa social, onde estava depositado. Aqui vemos o quadro de honra depois de limpo.
📷 Henrique Hübner
#MemoVas
O centenário do nosso escudo ainda é motivo de pesquisa porque não se tem um documento oficial do momento de sua criação em 5 cores, mas o ano de 1921 foi muito importante para sua imposição sobre o brasão da fundação, pois neste ano o futebol subiu para a 1.ª divisão da série B.
Mas acredita-se na participação de Alberto Baltazar Portella em sua criação, afamado tesoureiro do Vasco, dono de conhecida loja de de uniformes militares, escudos bordados e bandeiras que por muitos anos serviu ao Vasco juntamente com sua família.
O Malho
O Paiz - 21/08/1921
Há 100 anos, nas comemorações de aniversário do 23.º aniversário do Vasco já demonstrava-se as relações do clube, de seus dirigentes e a publicidade, com a visita do sr. Guedes, da Companhia Nacional de Tabacos, que vendia os cigarros Olympicos com encarte de diversos escudos.
E há 100 anos era conhecido por meio de um Card vendido junto com os cigarros Olympicos, o centenário escudo do Vasco, aqui em 4 cores!
Fonte: O Imparcial - BN Digital
Card - Acervo Pessoal
#MemoVas
#IconografiaVascaína
Fonte: Twitter Memória Vascaína