Botafogo e Vasco vão protagonizar neste sábado (31), às 21h, no estádio Nilton Santos, um clássico bastante diferente. Após quase cem anos de história do duelo, será a primeira vez que os rivais se enfrentarão pela Série B do Brasileirão — e, embalados por novos treinadores, os dois tentam decolar na briga pela tão sonhada volta à elite do futebol nacional.
O primeiro "Clássico da Amizade" aconteceu em 1923, com vitória por 3 a 1 do Vasco, em General Severiano. Desde então, foram 350 partidas.
E nenhum dos tradicionalíssimos times cariocas está em situação tranquila na Série B. O Vasco é hoje o sétimo colocado, com 22 pontos, três a menos que o Avaí, primeiro time dentro da zona de acesso. Já o Botafogo, com 19 pontos, está na 11ª posição e busca entrar de vez no "bolo" de equipes que estão brigando pelo G-4.
A boa notícia é que, de cara nova, ambos atravessam bom momento na competição. O Vasco não perde há seis rodadas, com três vitórias e três empates, mas mesmo assim teve uma troca recente de treinador: demitiu Marcelo Cabo e contratou Lisca. Na estreia do novo comandante, o Gigante da Colina goleou o Guarani por 4 a 1 na última rodada.
O Botafogo, por sua vez, tem duas vitórias em dois jogos sob o comando de Enderson Moreira, contratado após a demissão de Marcelo Chamusca. O time ainda não sofreu gols na Série B desde a estreia do novo treinador: bateu o Confiança por 1 a 0 e superou o CSA por 2 a 0.
Os dois times têm desfalques
para o clássico: o Vasco não tem o lateral Zeca, suspenso, enquanto o Bota perdeu o volante Romildo por uma virose. Em compensação, Enderson terá a volta de suspensão do atacante Warley, enquanto o zagueiro Kanu volta a ficar à disposição após se recuperar de uma lesão muscular.
Fonte: UOL