A noite do último domingo (27/06) foi histórica para o futebol mundial, e mais uma vez coube ao Vasco da Gama escrever outro belo capítulo da mesma. Em São Januário, na vitória por 2 a 1 sobre o Brusque-SC, pelo Campeonato Brasileiro, o Gigante da Colina deu drible no preconceito e levantou a bandeira LGBTQIA+ ao atuar com uma camisa alusiva ao movimento. A iniciativa repercutiu em todos os cantos do planeta.
O Diário Olé, da Argentina, destacou a comemoração do artilheiro Germán Cano. Após anotar o primeiro tento da partida, o camisa 14 correu até a bandeirinha de escanteio, personalizada com as cores do movimento LGBTQIA+, e a levantou na direção do céu, sendo abraçado pelo compatriota Martín Sarrafiore e pelo paraguaio Matías Galarza.
O momento foi registrado para a eternidade por Rafael Ribeiro, fotógrafo do Vasco da Gama. A imagem rodou mundo e foi parar na capa de periódicos do mundo inteiro. Os principais veículos esportivos do Brasil também reproduziram a fotografia, além de personalidades, atletas e até mesmo torcedores de outros clubes.
– Na hora, eu nem imaginei o peso que teria essa foto, mesmo tendo pensado nisso por dias. Quando a enviei para postagem, já me parabenizaram e, assim que foi postada, recebi mais de 500 mensagens de apoio e felicitações. Recebi ligações, menções nos principais canais esportivos em seus programas, postagens em jornais impressos, links de postagens pelo mundo, muitas mensagens de torcedores de outros clubes – disse o fotógrafo cruzmaltino.
As ações do Gigante da Colina favoráveis ao movimento LGBTQI+ não aconteceram apenas dentro das quatro linhas, durante o jogo contra o Brusque. Fora de campo, em suas plataformas oficiais, o Clube também promoveu iniciativas contra a homofobia e transfobia. Através da carta Respeito e Diversidade, publicada no início do dia em seu site, o Vasco convidou clubes, atletas, torcedores, dirigentes, federações e a sociedade a repensarem seus posicionamentos.
O documento repercutiu não apenas no âmbito esportivo, e recebeu apoio de vascaínos ilustres e celebridades engajadas na causa, casos do humorista Fábio Porchat, da cantora e compositora Teresa Cristina e do carnavalesco Milton Cunha. Nas redes sociais, o engajamento das publicações superou todas as expectativas, gerando quase 20 milhões de alcance, considerando Facebook, Instagram e Twitter.
A alta procura pela camisa especial, desenvolvida para marcar a posição do Clube na luta contra a homofobia e transfobia, também é outra prova do sucesso da Campanha LGBTQIA+. Colocada à venda no início da tarde de domingo (27), através das lojas Gigantes da Colina e da Vasco Store, a camisa esgotou antes mesmo do jogo começar. Vale ressaltar que uma parte da verba arrecadada com as vendas está sendo destinada à instituição Casa Nem, um centro de acolhimento que abriga pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: Site oficial do Vasco