Vasco lançará nesta 4ª-feira o seu novo plano de sócios; VP de marketing Vitor Roma comenta
O Vasco lançará nesta quarta-feira o seu novo plano de sócios. Remodelado, o programa terá como diferencial um clube de benefícios ao associado em constante atualização. A novidade, no entender da diretoria, poderá tornar o Sócio Gigante o melhor do Brasil.
A atualização do plano era uma das metas iniciais da gestão Jorge Salgado, que encontrou redução no número de sócios ativos no clube. Conforme o balanço do mês de abril, são 74.435 vascaínos cadastrados. Em dezembro de 2019, após campanha de associação em massa feita pela torcida, o número chegou a 185 mil, o que levou o Vasco a ser clube com mais sócios na América do Sul.
Especialmente por conta da pandemia da Covid-19, que impediu a presença de público em estádios e afetou o poder de renda do torcedor, a renovação de muitos planos ficou comprometida. Em 2020, a então gestão do ex-presidente Alexandre Campello fez uma campanha de renovação, com desconto, o que amenizou a redução. Este cenário, aliás, pautou a concepção do novo plano.
- Temos a esperança e confiança de que vamos trazer para o vascaíno o melhor plano de sócio do Brasil. A ideia é mudar o conceito dos planos criado no Brasil: todos relacionados à compra de ingressos. A pandemia trouxe uma necessidade das empresas e, obviamente, dos clubes de remodelar o seu modelo de negócios e de pensar formas diferentes de chegar ao seu público. Por muito tempo, não tivemos o ingresso e, por algum tempo ainda, não o teremos disponível para ser o carro-chefe de um plano de sócios. Então, a gente está desenvolvendo um enorme clube de benefícios. Isso muda toda a forma de enxergar e entregar benefícios e serviços exclusivos ao sócio do Vasco - explicou o vice de marketing Vitor Roma.
Em fevereiro, em entrevista ao jornal O Globo, o dirigente estimou que o Vasco voltaria a ter 100 mil sócios até o começo da Série B, o que não ocorreu. O lançamento do novo plano atrasou, mas neste período o clube anunciou novidades: a adesão online de novos sócios estatutários e campanha para reativação de sócios e novas adesões com descontos.
Para desenvolver o clube de benefícios, o Vasco firmou parceria com a empresa Easy Live, uma plataforma de entretenimento para o mercado de fidelidade e benefícios. Atualmente, ela conta como clientes empresas como Latam, Itaú, KM de Vantagens, Azul, Vivo dentre outras.
- Uma das premissas é que os benefícios sejam de fato úteis para o vascaíno, incluindo os off Rio (torcedores que moram fora do Estado do Rio). A plataforma que construiremos com a Easy Live será o carro-chefe dos novos benefícios, com descontos em produtos e serviços que todo mundo consome diariamente. Além disso, também em parceria com a Easy Live, o torcedor poderá resgatar produtos do clube usando seus pontos de cartão de crédito e milhas aéreas. Se o torcedor fizer as contas, vai ver que a quantidade de descontos em despesas do dia a dia pode inclusive superar o valor pago na mensalidade do seu plano de sócio - acrescentou Vitor Roma.
Veja mais respostas de Vitor Roma
Quantos benefícios o programa tem atualmente?
- Assim como muitos modelos de planos de sócio-torcedor no Brasil, hoje o programa é quase integralmente baseado em desconto em ingressos, sendo o plano praticamente um mono produto. Existem alguns descontos em empresas parceiras, porém, nunca foi o foco principal. Com as restrições de público devido à pandemia, mudamos o mindset de gerenciamento do produto indo muito além dos benefícios de ingressos (que serão mantidos) para um programa de relacionamento.
Haverá mudanças nas categorias de associação?
- Teremos duas novas categorias complementares que são pouco exploradas no Brasil e uma delas sempre foi muito pedida pelo torcedor vascaíno.
Como funcionará essa atualização dos benefícios?
- O que a gente está trazendo é uma cultura de produto de digital. A gente vai relançar o programa, com algumas mudanças. Depois, vamos medir a adoção das mudanças e vamos conversar com o nosso consumidor para entender onde podemos melhorar e trazer coisas novas. O programa vai ser uma constante evolução, ele não vai ser um programa estático, que os benefícios estão aí para sempre. Mês que vem tem mais, no outro mês que vem tem mais. Vamos conversar com o consumidor, ele nos dá retorno, e a gente adapta. O ciclo de melhoria é constante. Vai ser uma forma diferente, queremos entregar um produto que realmente faça a diferença
Existe uma meta a ser atingida ainda em 2021 de número de sócios?
- Nosso programa de sócios figurou entre os maiores do mundo pouco antes do início da pandemia. É óbvio que gostaríamos de voltar a essa posição, mas entendemos que a pandemia trouxe também uma instabilidade financeira muito grande e muita gente não consegue manter seus planos em dia. Apesar de acreditarmos que essa recuperação será gradual, não duvidamos da paixão dos vascaínos que a cada oportunidade mostra sua força. Esse será o melhor programa de sócios do Brasil.
Fonte: ge