A Record vai anunciar hoje (12) que transmitirá para 13 estados e Distrito Federal a final da Taça Rio, "prêmio de consolação" para os clubes que não avançaram para o mata-mata do Campeonato Carioca. Serão dois jogos, nos dias 15 e 22 de maio, com confrontos entre Botafogo e Vasco.
A ida dos dois gigantes para esta "final alternativa" foi determinante para a emissora optar pela transmissão. A coluna apurou que um aditivo contratual no acordo entre Sportsview, a agência que vende os direitos do Carioca, com a Record previa a exibição se alguns dos quatro grandes do Estadual participasse dos jogos decisivos.
A Record tirou a sorte grande. Terá um clássico em horários que podem incomodar a Globo. O jogo de ida terá transmissão domingo de manhã, a partir das 11h. A volta será mostrada no sábado à tarde, às 15h - no mesmo dia do jogo final entre Flamengo e Fluminense, que terá exibição para todo o Brasil.
A Record não vai pagar nada a mais para exibir a final da Taça Rio. A única diferença é que este jogo não será mostrado para todo o Brasil. No contrato, apenas as finais do Carioca 2021 entre Flamengo e Fluminense serão transmitidas para todo o Brasil, incluindo São Paulo e outras regiões que não recebiam o Estadual do Rio até então.
Botafogo x Vasco será transmitido para o Rio de Janeiro e afiliadas que compraram o Carioca com a Record Rio, no modelo de negócio adotado pela emissora. Estados como Sergipe, Bahia, Goiás, entre outros, vão passar o jogo. Outros como Ceará e Alagoas, por exemplo, estão fora deste acordo.
A Record possui contrato com o Campeonato Carioca até 2022. Neste ano, a emissora do bispo Edir Macedo pagará R$ 11 milhões pelo direito, que ajuda a bancar também a operação do pay-per-view do Estadual nas TVs pagas. Os clubes grandes recebem R$ 3 milhões para dividir entre si na cota de TV.
A partir de 2022, a Record vai pagar R$ 15 milhões. Pelos dois anos de acordo, serão R$ 26 milhões. A emissora venceu os direitos em disputa com o SBT, que ofereceu R$ 8 milhões por ano. A Globo quis pagar R$ 45 milhões para todas as mídias, incluindo pay-per-view. Mas os times preferiram a oferta da Record que permite venda em pay-per-view dos próprios clubes.
Fonte: Blog do Gabriel Vaquer - UOL