Na edição de maio do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o Instagram e o TikTok como as principais plataformas de desenvolvimento das bases digitais dos clubes em 2021. Em média, dois terços dos novos inscritos nas redes sociais dos clubes no ano têm origem em uma das duas plataformas. Atualmente, o Instagram totaliza 43,5 milhões de inscritos entre os clubes de futebol e caminha para igualar ou superar a representatividade do Twitter, que conta com 51 milhões de inscrições entre as 50 equipes analisadas no Ranking.
Sobre o desempenho no último mês, destaque para: Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Cruzeiro que, juntos, foram responsáveis por cerca de 890 mil inscrições, ou 60% dos 1,5 milhão de novos inscritos considerando todos os clubes no período.
O Flamengo figura na liderança no crescimento mensal. No último mês, o rubro-negro somou mais de 510 mil novas inscrições em seus canais oficiais. 42% do desempenho flamenguista no último mês foram provenientes de sua base de seguidores no Instagram. Com o resultado, o clube está próximo de atingir os 40 milhões de inscritos no combinado de todos os seus perfis sociais. O clube também liderou o crescimento mensal de todas as plataformas no último mês..
O São Paulo, possivelmente motivado pela sequência de vitórias do último mês, foi o clube com o segundo maior crescimento mensal. O Tricolor Paulista somou 144 mil novas inscrições à sua base digital, sobretudo com os resultados em suas contas oficiais no Twitter, Instagram e YouTube.
O Palmeiras segue nas primeiras posições e obteve o terceiro maior crescimento no último mês. O clube somou quase 90 mil inscritos no combinado de suas redes. O alviverde atingiu a marca dos 3 milhões de seguidores em seu perfil oficial no Instagram.
O Vasco estreia no TOP5 em 2021 ao somar mais de 76 mil inscritos em seus canais oficiais. Destaque para seu perfil no TikTok, responsável por 33% de seu desempenho no último mês. O cruzmaltino também esteve entre os maiores crescimento do mês no Twitter e no YouTube.
O Cruzeiro também figura pela primeira vez no ano entre os cinco maiores crescimentos mensais ao conquistar 64 mil novas inscrições em abril. A "Raposa" obteve destaque sobretudo por seu desempenho no Instagram, responsável por 38% de seu resultado no último mês.
O Corinthians se destaca ao alcançar a marca de 1 milhão de seguidores em sua conta no TikTok. O clube é o segundo no Brasil a ultrapassar tal marca, acompanhado de perto pelo rival Palmeiras, que hoje conta com cerca 975 mil inscritos na rede de vídeos curtos.
Às vésperas de sua estreia na Série A de 2021, o Cuiabá segue desenvolvendo seu alcance digital. Assim como na divulgação anterior, o clube saltou duas posições ao registrar crescimento de sua base em mais de 6% no último mês, a maior variação de crescimento entre todos os clubes analisados, e chega a 46ª colocação. O Atlético Goianiense, que está de volta à Série A, também avançou uma posição e figura atualmente em 44º no ranking geral.
Veja abaixo o levantamento completo:
O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.
Fonte: Ibope Repucom