Gabriel Pec fala sobre amizade com o rubro-negro João Gomes, adversário desta 5ª-feira
A velha máxima "rivais sim, inimigos nunca" cabe perfeitamente para exemplificar a relação entre o volante João Gomes, do Flamengo, e o atacante Gabriel Pec, do Vasco. Ambos com 20 anos atualmente, eles se enfrentam nos clássicos entre o Rubro-Negro e o Cruz-Maltino desde os 8, mas nem por isso deixaram de cultivar uma amizade que já o fizeram até mesmo serem campeões juntos. Hoje, às 19h, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca, a dupla terá a oportunidade de se enfrentar mais uma vez.
Tudo começou lá atrás, quando colocaram a rivalidade dos clubes de lado e quebraram o gelo entre si. Dali em diante, os laços se fortaleceram cada vez mais, de diversas formas.
"Ele é do Vasco desde os 8 anos, e eu sou do Flamengo desde os 8 também. Nos enfrentávamos com frequência. Um dia sentei para conversar com ele e a gente se deu bem. Ele tem o mesmo empresário que eu, nos encontrávamos em reuniões e almoços. Foi fortalecendo nossa amizade", revelou João Gomes ao UOL Esporte.
Natural de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, Gabriel Pec sempre atuou na cidade por um famoso time amador chamado Carangola. Mesmo jogando no Vasco desde pequeno, quando podia e tinha espaço na agenda, ele subia a serra para defender a equipe que o projetou.
E numa dessas, pintou a possibilidade de disputar a Copa Zico sub-13, tradicional torneio das categorias inferiores e que o Vasco não participava oficialmente. Foi então que Pec teve a ideia de chamar para o time petropolitano "Joãozinho", como chama carinhosamente o amigo do Flamengo.
"Os garotos do Vasco iam jogar por um time separado porque o Vasco não entrava na Copa Zico, aí os pais criaram o Barra Brasil, que era só com os garotos do Vasco e de outros clubes grandes, só que eu fiquei sabendo que o Carangola ia disputar, e como eu jogo lá desde pequeno, falei que ia jogar pelo Carangola. Só que eu vi que ia ter que chamar alguns garotos também porque senão ia ficar difícil ganhar dos caras. E foi aí que chamei o Joãozinho [João Gomes], o João, um goleiro nosso do Vasco na época, o Yuri, lateral direito, e o Marcos Vinícius, volante que hoje em dia está no profissional do Volta Redonda", se recorda Gabriel Pec.
A estratégia do atacante vascaíno não poderia ter dado mais certo. Juntos, foram campeões invictos da competição, derrotando justamente o Barra Brasil na final — em decisão por pênaltis — com Pec sendo eleito o melhor jogador do torneio e João Gomes o artilheiro.
"As lembranças são as melhores. Fui artilheiro, ele [Pec] foi melhor jogador e fomos campeões. Só tenho memórias boas desse tempo. É meu parceiro de longa data, torço muito para o sucesso dele e tenho certeza que ele torce pelo meu", destacou João Gomes.
Hoje, às 19h, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca, João Gomes e Gabriel Pec terão a oportunidade de se enfrentar mais uma vez, desta vez realizando o sonho de jogarem um Flamengo x Vasco pelo profissional. O rubro-negro deverá iniciar no banco de reservas, já o vascaíno será titular. Rivalidades à parte, o carinho continuará após o apito final.
"Nosso relacionamento é o melhor possível, a gente se respeita e se admira. Tenho carinho enorme pela mãe e pela família dele. Só resta dizer que estou na torcida, espero encontrá-lo em breve. Ele já meu deu a camisa dele e eu dei a minha. Já fiz um quadro aqui, acho que ele vai fazer também", revelou Gomes.
Fonte: UOL