Head de mídias sociais, Gui Neto fala sobre o trabalho no Vasco
Segunda-feira, 12/04/2021 - 16:47
Não faz muito tempo que os torcedores do Vasco eram bloqueados pelos perfis oficiais do próprio clube em diversas redes sociais. Agora a realidade dos perfis oficiais cruz-maltinos é bem diferente.

O Papo na Colina conversou com Gui Neto, Head Mídias Sociais do departamento de Marketing e Novos Negócios do Vasco, que falou um pouco sobre a consolidação do Vasco entre os clubes com mais engajamento do Brasil e também o momento que o clube vem vivendo e como alinhar isso com a postura nas mídias.

No Vasco desde 2018, Gui conta que a prática de bloquear torcedores nas contas do clube foi abolida e que não irá voltar a acontecer. Segundo ele, a divergência de opiniões é benéfica para a construção de uma comunidade digital forte e justamente por acreditar nisso é que hoje em dia o clube não compactua com esse tipo de prática.



As redes sociais do Vasco passaram a abraçar os conteúdos criados por mídias independentes e também por torcedores. Dessa forma, o Vasco atingiu marcas expressivas entre clubes nas américas, confirme levantamento da agência Samba Digital e do Marketing Esportivo:



Veja abaixo a íntegra da conversa:

Agora que as redes sociais do clube estão cada vez mais consolidadas, qual a estratégia para continuar crescendo?

– Quando cheguei ao clube em Maio de 2018, eu já acompanhava de perto todos os resultados das redes do clube, por conta do meu trabalho com o SporTV e com o Premiere, e não entendia os motivos de a torcida ter um alto engajamento na comunidade do futebol e o clube aproveitava pontualmente este engajamento em algumas ações.

Estando no clube a principal ideia era estruturarmos os processos de criação e gestão de conteúdo, fazendo o torcedor ser parte integrante desse processo. E o resultado nós tivemos de forma prática, seja ativando o meme "Vasco", passando pelo recorde de arrecadação em menor tempo com a Campanha do CT e tendo também a associação em massa de 2019. Todos os grandes momentos nos últimos anos em que o torcedor foi protagonista nasceram no digital.

Hoje se formos olhar bem temos muito mais gente fazendo bons conteúdos relacionados ao Vasco e temos uma comunidade cada vez mais fortalecida. A ampliação deste trabalho e o seu amadurecimento serão os principais pilares para termos um crescimento contínuo.

Existem estratégias diferentes para cada rede social? Pode nos falar um pouco sobre isso?

– Cada rede tem a sua particularidade seja nos formatos de conteúdo, seja na forma que consumimos. Enxergamos claramente a predominância de públicos distintos em cada uma delas e temos atuado de uma forma cada vez mais customizada, tudo sempre seguindo um objetivo pré determinado.

Exemplo recente são os anúncios das contratações do Morato e do Vanderlei que tiveram uma forma pensada para o Twitter diferente das outras redes.

O clube viveu um momento difícil no fim de 2020 e início de 2021, como lidar com isso e continuar o trabalho de crescimento?

– Assim como todos os vascaínos, também sofremos bastante com todos problemas que tivemos, mas não poderíamos esmorecer e deixar de fazer o nosso trabalho. Então, seguimos analisando nossos números, o comportamento médio dos nossos perfis e enxergamos uma forma que poderia ser interessante seguir. Em alguns momentos tiramos o pé no volume das publicações e nas boas oportunidades aceleramos.

Quais foram as metas estabelecidas para o ano de 2021?

– A nossa principal meta é seguir fortalecendo os canais oficiais do clube. Não só nas redes sociais, mas também o nosso site oficial, app, Youtube, Twitch…

E seguir sempre na busca de estarmos Top 5 Américas em interações.

A VascoTV vai alcançar em breve a marca de 1 milhão de inscritos no Youtube, qual é o sentimento com a meta e haverá alguma comemoração quando ela for atingida?

A VascoTV vem numa crescente maravilhosa, fruto de um trabalho bem bacana encabeçado pelo Mario Vassallo e que todos nós abraçamos. Há muito potencial para crescimento ainda e tenho certeza que este será o primeiro milhão de outros que virão. Com certeza todos nós vascaínos ficaremos muito felizes com essa marca.

Fonte: Papo Na Colina