Vasco e Tombense se enfrentam a partir das 21h30 desta quarta-feira, em Tombos (MG), pela 2ª fase da Copa do Brasil. Será o primeiro jogo oficial entre os dois clubes e a primeira vez que o time principal vascaíno jogará na cidade mineira. Com formações mistas, no entanto, o Gigante da Colina já visitou Tombos em duas ocasiões.
Em 28 de março de 1953, o Vasco goleou o Tombense por 5 a 2. Atuaram, nessa partida, Jozelias, Ismael, Elias, Bira, Conceição, Coronel, Edmur, Nelsinho, Pedro Bala, Genuíno, Jansen e Hélio. Genuíno (2), Nelsinho (1) e Hélio (1) balançaram as redes. Um dos gols vascaínos tem autoria desconhecida. Edmur e Jansen atuaram diversas vezes no time principal; Coronel, na época com 18 anos, foi presença constante no time de cima de 1955 a 1963.
A segunda ida do Vasco a Tombos aconteceu em 22 de maio de 1986, quando o Gigante da Colina venceu uma seleção da cidade por 2 a 0. Atuaram, nesse dia, Josenilton, Aleixo, Chiquinho, Moroni, Acácio, Santos, Henrique, Maurício, Tiago, Claudinho, Roberto Dinamite e Romário. Aleixo e Claudinho fizeram os gols da vitória vascaína.
As informações são do pesquisador vascaíno Eduardo Maganha, que consultou o benemérito Sérgio Frias (também pesquisador e ex-candidato à presidência do Vasco), Pedro Paulo Vieira Soares Jr., Renan Serpa, Giovani Souza Freitas e o ex-jogador vascaíno Canellas.
Fonte: NETVASCO (texto), Twitter Eduardo Maganha (foto)