Problemas no VAR podem acontecer com mais frequência em São Januário, diz jornalista
André Rizek @andrizek
Vamos dar muitas informações hoje sobre as linhas descalibradas do VAR, no Seleção, a partir de 13hs... Aperitivo:
1. Em estádios como São Januário, do Atlético-GO e em Chapecó, onde as câmeras ficam mais baixas, problemas como o de domingo podem ocorrer com frequência.
2. Já aconteceu outras vezes no campeonato, com certeza. Em pelo menos uma delas, foi comunicado aos capitães (Santos x Atlético-GO).
3. Notaram desde o começo do jogo que o contraste das linhas estava fraco em São Januário - e que o problema poderia ocorrer, mesmo, como de fato ocorreu. Mais informações no #SelecaoSportv, às 13hs
Fonte: Twitter do jornalista André Rizek/Sportv (texto), ge (vídeo)
Rizek diz que pane no VAR em Vasco x Inter aconteceu em outros jogos do Brasileirão
Segundo apuração do apresentador André Rizek, divulgada no Seleção SporTV desta terça-feira, a pane no sistema do VAR ocorrida na vitória do Internacional contra o Vasco, no domingo, em São Januário, já ocorreu em outras jogos do Brasileirão.
– Conversando com pessoas da arbitragem brasileira, posso afirmar que já ocorreu em outras situações e outros jogos em que o VAR estava descalibrado e isso não foi avisado à arbitragem – disse Rizek
Dentre essas partidas, a única com a falha confirmada é o empate entre Atlético-GO e Santos, no dia 6 de fevereiro, quando diferentemente do que ocorreu no Rio de Janeiro, os capitães das duas equipes foram avisados pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique.
– O que apurei com as pessoas da arbitragem brasileira é que o que aconteceu neste domingo ocorreu outras vezes neste campeonato brasileiro, no plural. Nem sempre isso foi comunicado aos capitães. Posso assegurar que ocorreu outras vezes que o VAR estava, em algum momento das partidas, inoperante para analisar impedimento. Em pelo menos uma oportunidade, com certeza absoluta, o VAR estava inoperante e a arbitragem informou os atletas, no jogo Atlético-GO e Santos – completou.
Em nota, a empresa responsável pelo VAR da CBF, a Hawk-Eye, afirmou que o ângulo das câmeras e a sombra no campo causaram o problema técnico no último domingo, em São Januário.
A partida entre Atlético-GO e Santos foi disputada à noite.
– O que aconteceu em São Januário pode acontecer em estádios onde as câmeras são colocadas em altura abaixo das grandes arenas. Nesses estádios padrão Fifa, a chance é bem menor de ocorrer esse problema. Em São Januário, no estádio do Atlético-GO, no da Chapecoense, quando você faz esse teste no começo da partida, dependendo do incidência de luz ou de chuva, você aumenta o risco de ter problema na calibragem das linhas para medir impedimento. São Januário é um estádio que pode proporcionar mais vezes que o Maracanã esses problemas – disse André Rizek.
Fonte: ge