Luxemburgo admite que Vasco pensou em não voltar para o 2º tempo: 'Campeonato está manchado'
A situação do Vasco no Campeonato Brasileiro está cada vez mais melancólica. O time chegou à terceira derrota seguida neste domingo ao perder para o Internacional por 2 a 0 em São Januário e se manteve na zona de rebaixamento, com 37 pontos. Após a partida, o técnico Vanderlei Luxemburgo reclamou da atuação da arbitragem e a polêmica do primeiro gol colorado.
O comandante vascaíno cobrou posicionamento do presidente da CBF, Rogério Caboclo, sobre os erros cometidos pela comissão de arbitragem ao longo do Brasileirão e revelou conversa que teve com o árbitro Flávio Rodrigues. Luxemburgo ainda disse que o Vasco pensou em não voltar para o segundo tempo, mas ficou receoso de perder mais pontos. Para ele, a situação mancha o campeonato.
- Pensamos (em não voltar pro segundo tempo), mas correríamos o risco de perder mais pontos além dos três. Se acabar a luz, tem que esperar voltar a luz. Se a linha não está funcionando, tem que esperar voltar a funcionar. Se não funcionar, para o jogo. Eles não tiveram a sensibilidade de fazer isso e foram prepotentes. O Flávio está de brincadeira em falar que vai ver em casa se está certo ou errado. O VAR está aí para poder auxiliar, isso é uma falta de respeito. Ele falou com deboche, não pode fazer isso, tem que respeitar os profissionais. Tem muitos árbitros que não jogaram bola e não conseguem entender algumas situações. Ele é um dos responsáveis pela derrota.
- Não só pelo que aconteceu hoje, mas o campeonato está manchado pela sequência de erros que aconteceram na competição. Hoje foi o pior de todos, não poderia ter o jogo, deveria ter sido adiado. Se há intenção ou não, só falo o seguinte: foram 18 erros contra o Vasco e cinco a favor. São muitos erros contra o Vasco, a equipe mais prejudicada pela arbitragem - argumentou.
Antes de Luxemburgo, o diretor executivo Alexandre Passaro comentou que a arbitragem pediu para a Vasco TV retirar uma câmera que estava à beira do gramado. O técnico lembrou a situação e disse que o jogo tem que ser anulado, pois os direitos do Vasco foram lesados em São Januário.
- Acho que cabe (anulação). O único jogo do Brasileiro que não teve essa do VAR foi esse. O que me preocupou foi eles tirarem a câmera do Vasco que está há muito tempo no mesmo lugar alegando que poderia mostrar um erro deles no jogo. É um absurdo grande. Caboclo tem que investigar - disse.
O lance polêmico aconteceu aos 9 minutos do primeiro tempo. No gol de Rodrigo Dourado para o Internacional ficou a dúvida se o jogador estaria impedido no momento da cabeçada. O árbitro Flávio Rodrigues esperou a posição do VAR, mas o programa que determina a posição das linhas na imagem não funcionou e, sem a tecnologia, o lance foi validado pela decisão de campo.
Ao analisar o jogo, Luxemburgo elogiou a postura do Vasco diante do Internacional. Com mais posse de bola e jogando no campo adversário, o técnico acredita que seu time "amassou" o Colorado na tarde deste domingo, mas não conseguiu infiltrar na área de Marcelo Lomba.
- No jogo contra o Fortaleza eu fiquei muito p..., porque perdemos de 3 a 0 e não tivemos reação, e o Fortaleza meio que passeou. Esse jogo não. O Inter se defendeu muito bem, mas o Vasco jogou de igual pra igual, amassou o Inter, jogou o Inter pra trás, e eles não tiveram possibilidades de contragolpe a não ser no final. Acho que nosso time jogou um jogo bom, equilibrado, criamos algumas situações, mas estava muito difícil a penetração.
- Faltam dois jogos, podemos chegar a 43 pontos, não acabou o campeonato. Temos que levantar a cabeça, quantas histórias existem de clubes que se livraram na última rodada tendo que contar com a ajuda de outros? Estamos chateados, preocupados, e eu peço que o Gaciba não venha com conversinha, porque todos estão vendo os erros do VAR - avaliou Luxemburgo.
Os próximos jogos do Vasco são contra o Corinthians (às 16h do próximo domingo, na Neo Química Arena) e Goiás (no dia 25 de fevereiro, às 21h30, em São Januário). O primeiro time fora do Z-4 é o Bahia, com um ponto e uma vitória a mais que o Vasco.
Entenda a situação do Vasco:
Se perder ou empatar contra o Corinthians, o time cai em caso de vitória do Bahia sobre o Fortaleza. Os dois chegariam a 41 pontos e não poderiam mais ser alcançados. Para escapar, o Vasco precisa vencer ou empatar (em caso de tropeço do Bahia) e torcer por combinação de resultados também na última rodada, quando vai enfrentar o Goiás em casa.
Fonte: ge