A nova gestão do Vasco, comandada por Jorge Salgado, tem como um dos seus principais objetivos a reaproximação do clube às pautas sociais, que o cruz-maltino sempre teve protagonismo dentro do futebol, mas que esteve afastada nos últimos anos.
Sob a vice-presidência de História e Responsabilidade Social, cujo responsável é Horácio Júnior, serão discutidos planos de ação a respeito de igualdade de raça, gênero e como o Vasco poderá dar voz e oportunidades a tais minorias.
A pasta de inclusão e equidade de gênero terá a liderança do advogado e professor de direito Leonardo Santos. Doutorando em Direito pela UNESA e membro da Confraria Vasco, Leonardo vai trabalhar nas ações de inclusão do negro dentro do Clube.
Ao Papo na Colina, Horácio Jr deu mais detalhes sobre o trabalho que Leonardo desempenhará no clube:
– Ele tem o lugar de fala dessa matéria, é um cara gabaritado e está motivado a fazer um grande trabalho.
Leonardo já lecionou sobre as questões que pretende abordar no clube. Ele considera o tema delicado e já está participando de reuniões para discutir como será o início de sua atuação junto à vice-presidência de História e Responsabilidade Social:
– A minha ideia principal é resgatar o protagonismo do Vasco no combate à discriminação racial. O Vasco precisa de mais do que ser o primeiro clube a aceitar negros como jogadores de futebol – conta Leonardo.
Com a gestão empossada e trabalhando, é esperado que em breve o clube já inicie a divulgar mais detalhes dos planos para o próximo triênio. Além da pasta étnico-racial, também haverão grupos trabalhando em equidade de gênero e no âmbito LGBTQIA+.
Fonte: Papo Na Colina