Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Vanderlei Luxemburgo após Atlético-GO 0 x 0 Vasco
Sexta-feira, 08/01/2021 - 00:01
O empate sem gol em Goiânia foi suficiente para tirar o Vasco da zona de rebaixamento depois de seis rodadas - desde a 21ª jornada, quando caiu da 12ª posição direto para o 17º lugar. O ponto único conquistado contra o Atlético-GO, na casa do adversário, deixou o time de São Januário na16ª posição, com 29 pontos somados. A partida marcou a reestreia de Vanderlei Luxemburgo no Vasco.

Na coletiva de imprensa, o treinador vascaíno comentou a partida, que teve boa participação do seu time na primeira etapa, mas uma queda no segundo tempo. Cheio de frases de efeito, como de hábito, ele mostrou-se satisfeito com a entrega da equipe em campo.

- Vocês viram o Vasco como tem de ser. O jogador tem de entender o que significa jogar no Vasco. Falei que hoje era a oportunidade de subir na tabela. Vamos recuperar com calma. O importante é o sentimento: o torcedor pode enaltecer o que viram na rede social. Eles viram um time aguerrido, mas houve erros. É normal. Mostramos para o torcedor que vamos honrar a camisa do clube. Se não honrar, eu chego duro neles - disse Vanderlei Luxemburgo.

O treinador evitou projetar a próxima partida - no domingo, às 20h30, contra o Botafogo, em São Januário - e comentou aspectos táticos e físicos do jogo.

- Eu sabia que a equipe poderia ter uma queda de rendimento no segundo tempo. Trabalhamos o time técnica e taticamente para inibir a transição rápida deles. Fizemos marcação adiantada, especialmente no tiro de meta. Com a nossa transição defensiva, dominamos. Finalizamos nove vezes. No segundo tempo, era esperado cair. Fiz as trocas, e aí eles estavam forçando muito em cima do Henrique. Temos de melhorar a nossa intensidade. Não só quem sai jogando, mas quem entra também. Estivemos perto do resultado, mas eles tiveram as melhores chances - admitiu o treinador do Vasco.

Luxa elogia Talles e Juninho

O treinador gostou da volta de Talles ao time titular e também elogiou outro garoto revelado no Vasco, o meia Juninho. A dupla fez boas jogadas e recebeu elogios do novo treinador.

- Falei para o Talles que ele tinha de driblar, ele é diferente. Ele já começou a fazer uma graça, eu gostei. O Juninho tem personalidade pois ele limpa as jogadas, quebra as linhas e tem bom passe. Tem potencial grande - comentou o técnico.

Confira mais da coletiva de Vanderlei Luxemburgo:

Recuperar time

- Fizemos um trabalho essa semana... Até falei que achei estranho ter tanta folga com a situação do time. Primeira coisa (a recuperar), é a cabeça. Dar confiança, incentivar o time. Temos agora 11 jogos, é um campeonato à parte. Houve um crescimento muito bom, mas o Atlético-GO foi melhor no final. A nossa mudança de comportamento em campo ocorreu, houve alta intensidade em momentos da partida. O segredo é não arrebentar o jogador. É ter equilíbrio no trabalho. A parte física vai ser menor, daremos mais espaço ao técnico e ao tático.

Volta após Covid-19

- Esse negócio de Covid é doido. Falo para a população: use máscara. Trabalhei normal, mas no pós-jogo estou cansado. Meu pulmão foi afetado, então, estou tomando muita água e respirando. Meu médico me liberou, mas fica um resquício. É uma doença danada. Por isso, a vacina é importante.

Leo Mattos suspenso

- Primeira coisa que temos de fazer é recuperar, fazer o pijama training. Até domingo, não deve ter nenhum treino forte a não ser recuperá-los. Gostei da dobradinha do Yago Pikachu e do Léo Mattos. Tem o Cayo Tenório, tem o Yago. Vamos ver o que fazer.

Confronto com Botafogo

- O importante é que no pós-jogo as notícias serão boas pela nossa mudança de postura. Mas o próximo jogo é um clássico, que não tem favorito. Estou feliz, mas amanhã temos de focar no Botafogo.

Não sofrer gol

- O Vasco toma mais gol do que faz. Então, essa é a minha preocupação. No primeiro tempo, criamos nove finalizações. Temos de tirar essa parte negativa para passarmos a ter algo positivo. Hoje neutralizamos e chegamos no gol adversário. Conseguimos ser compacto, com a defesa sólida. A atuação do Henrique como lateral fez o Castan subir, ele não ficou exposto. Bruno Gomes é jovem, mas conhece a posição. Ele protege e sabe jogar, marcou muito bem o Chico.



Fonte: ge