O IBOPE Repucom destaca o volume acumulado entre janeiro e novembro de 2020 de 22,2 milhões de novos inscritos nas redes sociais dos clubes de futebol no Brasil, o que já credencia 2020 como o melhor ano na captação de novos seguidores desde 2017, em toda a série histórica. O resultado até novembro já supera em 11% todo o resultado de 2019.
"2020 foi um ano que impulsionou transformações em diversos setores, o maior destaque foi para o ambiente digital. As pessoas tiveram mais tempo dedicado a navegação nas redes sociais e isso impactou o engajamento nas plataformas dos clubes de futebol. O TikTok já pode ser considerado o principal fator para o crescimento recorde de novas inscrições nos perfis dos clubes", afirma José Colagrossi, diretor do IBOPE Repucom. Segundo o levantamento, o TikTok é adotado por 44 dos 50 clubes monitorados no ranking e foi responsável, até o momento, por 7,3 milhões das novas inscrições no ano, com participação de 33% do acumulado de 2020. Instagram (31%) e YouTube (29%) completam o pódio das redes sociais com maiores participações no crescimento. Até novembro, o Twitter registrou crescimento de 8% e o Facebook se manteve estável frente a 2019.
O Flamengo se mantém na liderança de crescimento mensal geral com 505 mil novos inscritos e também no crescimento de todas as plataformas monitoradas. O resultado, embora expressivo, foi o segundo menor volume para o rubro-negro em 2020, atrás apenas de abril onde somou apenas 180 novas inscrições. Em novembro, 39% de seu resultado foi proveniente de seu perfil oficial no Instagram. Até novembro, o clube vem apresentando uma média de quase 800 mil novos inscritos por mês durante 2020.
O São Paulo registrou 175 mil novos inscritos e ultrapassou a marca de 16 milhões de inscritos entre todas as suas contas oficiais. O "Tricolor Paulista" também foi o segundo clube que mais cresceu no Facebook, Twitter e YouTube. Essa foi a sétima aparição do clube no ano entre os cinco maiores crescimentos mensais. Este desempenho foi o segundo melhor para o Tricolor no ano, atrás apenas do mês de Setembro (224 mil inscritos).
O Palmeiras fecha o pódio dos maiores crescimentos mensais com 96 mil novos inscritos, 37% oriundos de sua conta no Instagram. O "Alviverde" também se mantém entre os cinco maiores crescimentos do mês no Twitter, Instagram, YouTube e TikTok. Vale destacar que este foi o menor crescimento mensal para o clube no segundo semestre. A evolução palmeirense no acumulado de 2020 ano é de 10% desde janeiro.
O Corinthians figura na quarta posição com 94 mil novos inscritos durante novembro, 60% vindos de seu perfil oficial no Instagram, que por sinal foi a terceira conta que mais cresceu na plataforma no último mês. O resultado foi o segundo menor no semestre. Assim como o rival Palmeiras, o clube também se mantém entre os cinco maiores crescimentos do mês no Twitter, Instagram, YouTube e TikTok. No ano, o clube registrou um crescimento de 8% no acumulado de 2020 em sua base digital.
O Íbis se mantém no TOP 5 pelo segundo mês consecutivo ao somar 64 mil novos inscritos, 73% provenientes do Instagram do clube que registrou crescimento expressivo de 64% nos últimos dois meses. Além disso, o clube pernambucano ultrapassou a Ponte Preta e agora figura na 28ª posição, possivelmente motivado pelas constantes postagens com provocações a outros clubes que viram febre entre os internautas.
O América-MG ganhou duas posições no ranking, ultrapassando CRB e Vila Nova e figurando agora na 35ª posição, após carimbar sua classificação a semifinal da Copa do Brasil e ter sua base digital acrescida em 7% no mês. O Juventude também ultrapassa o Guarani e se aproxima a marca de 300 mil inscritos.
Veja abaixo o levantamento completo:
Fonte: Ibope Repucom