Em 1994, Vasco e Newell’s Old Boys jogaram amistoso que marcou estreias de Maradona e Dener
Quarta-feira, 25/11/2020 - 17:49
Com o futebol de luto por conta do falecimento do ícone Diego Armando Maradona, buscamos no baú do futebol histórias sobre o craque, dos maiores jogadores de todos os tempos. No dia 21/01/1994, Maradona estreava pelo Newell's Old Boys em seu retorno à Argentina 12 anos após ter deixado o país rumo ao sucesso na Europa. E quis o destino que fosse em um jogo histórico: contra o Vasco da Gama, dos também estreantes Dener e Ricardo Rocha.

A partida foi disputada em Rosário, cidade na província de Santa Fé, no Parque Independência, e terminou em 0 x 0, apesar de grandes lances e emoções, contando com show de Dener, confusão e invasão de campo de Eurico Miranda. Logo com quatro minutos de jogo Dener mostrou sua sagacidade e habilidade ao enfileirar quatro defensores do Newell's. Ele só não marcou um golaço por causa da defesa de Escarbone. A torcida adversária aplaudiu a jogada e, surpresa com a atuação do brasileiro, o aplaudia quase toda vez que pegava na bola.

No começo da etapa final, o meia Tata Martino, que viria a ser treinador de Barcelona e seleção Argentina, sofreu uma entrada mais forte do volante Leandro Ávila e iniciou-se uma confusão no gramado. Para surpresa de todos, o capitão Maradona foi um dos que ajudou a apartar a briga, sendo cumprimentado pelo técnico do Vasco, Jair Pereira. Muitos dirigentes e jogadores do banco de reserva invadiram o gramado para ajudar a separar os "brigões". Entre eles estava o também icônico Eurico Miranda, dirigente do clube carioca à época.

A partida seguiu com muitos lances disputados, chances, mas nada de gols. 0x0, mas um dia bastante especial para o futebol, pois Maradona voltava para casa e Dener era apresentado à torcida do Vasco. Ele viria a falecer pouco antes do Cruz-maltino ser campeão carioca, três meses depois. Ricardo Rocha, além de campeão do Rio de Janeiro, venceu a Copa do Mundo de 94 com a Seleção Brasileira.

O Vasco lamentou o falecimento de Maradona através de suas redes sociais.

Veja a íntegra do jogo:





Fonte: Jogada 10 (texto), Youtube (vídeo), Reprodução Internet (foto)