Mais Vasco divulga propostas para a inclusão das mulheres em todas as esferas do clube
Terça-feira, 13/10/2020 - 07:28
Criação de uma política perene de inclusão de mulheres em todas as esferas do Clube

Conheça as principais propostas da Mais Vasco para criação de um ambiente seguro, convidativo e acolhedor para todas as Vascaínas do Brasil.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, a população brasileira era composta por 51,8% de mulheres. Ou seja, mais da metade do número total de pessoas do nosso país é do sexo feminino. No entanto, esse número está longe de se refletir no mercado de trabalho e, principalmente, no ambiente desportivo e de clubes de futebol/poliesportivos do Brasil.

Quando olhamos para "dentro de casa", o cenário do nosso Vasco da Gama não é diferente: sem levarmos em consideração o quadro de atletas, a força de trabalho feminina do Clube é de ¼ dos funcionários. Nos grupos políticos cruzmaltinos, diretorias administrativas, cargos de liderança ou estrutura do nosso futebol feminino, a estatística é ainda pior. Sem contar em São Januário…

Por conta disso, e por entender a relevância de uma instituição que promove ações afirmativas para a construção de uma sociedade igualitária, com equidade de oportunidades e, então, fortalecida economicamente, a Mais Vasco reuniu legítimas vascaínas, frequentadoras de São Januário, torcedoras Off-Rio e "donas do problema" para desenvolverem as propostas do nosso Grupo de Trabalho Feminino.

Confira abaixo algumas de nossas principais propostas desenvolvidas por cerca de 20 mulheres para mudarmos o cenário cruzmaltino de segregação social.

- Isonomia no Futebol Feminino

Reestruturar o CT de Caxias para as jogadoras e comissão técnica, enquanto o Nosso CT não tem instalações completas, promovendo adaptações necessárias para o maior conforto das nossas atletas; Jogos em São Januário com cobertura da Vasco TV; maior valorização institucional e divulgação da modalidade nos canais oficiais do Clube.

- Inteligência Artificial no Combate ao Assédio

Plataforma de inteligência artificial para denúncias de assédios de qualquer natureza dentro das dependências do Clube (todas as sedes); equipe técnica qualificada para acolhimento de mulheres, caso a denúncia não seja anônima.

- Mais mulheres na política do Vasco

Dar voz às mulheres que compõem ou possam compor o Conselho Deliberativo pela Mais Vasco, trabalhando para aumentar o número de pessoas do sexo feminino com cinco ou mais anos de vida associativa ininterruptas, com o objetivo de aumentar a representatividade feminina nos cargos políticos cruzmaltinos.

- Ambiente seguro em São Januário

Intensificação de conversas com o poder público para garantir a integridade física e psicológica de mulheres que querem frequentar os estádios onde o Vasco manda seus jogos (São Januário e Maracanã).

Estas e outras propostas do GT Feminino da Mais Vasco estão disponíveis para a todos e todas.

Para baixar o material completo clique aqui.

#QuantoMaisVascoMelhor

Fonte: Mais Vasco


Mais Vasco ? @muitomaisvasco
A Andreia é uma das vinte mulheres que desenvolveram juntas as propostas da Mais Vasco para o GT Feminino visando o próximo triênio do nosso CRVG. Não seria legítimo um conjunto de ideias para as mulheres se não fosse inteiramente criado por mulheres.



Twitter Mais Vasco