O IBOPE Repucom destaca o resultado do fechamento do terceiro trimestre de 2020 que já superou todo o ano de 2019. Até o momento, foram registrados 19,3 milhões de novos inscritos nas contas oficiais dos 50 clubes monitorados, frente à 19,1 milhões registrados em todo o ano de 2019.
Para José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom, dois fatores foram determinantes para o aumento substancial de inscrições nas contas oficiais dos clubes em 2020: a adoção de uma nova rede social, o TikTok e a paralisação dos campeonatos. "A plataforma foi adotada por 44 dos 50 clubes monitorados, e por 100% dos clubes da Série A, e foi um movimento importante para amplificar a comunicação e aproximar a relação com os fãs. O segundo fator foi a enorme demanda por conteúdo entre os torcedores durante a paralisação dos campeonatos devido à pendemia. Prova disso foram os crescimentos recordes em julho e agosto com mais de 4 milhões de novos inscritos mensais, motivados pela volta dos campeonatos", afirma Colagrossi.
O Flamengo, líder do ranking somou 569 mil novos inscritos, sendo 30% referentes ao Instagram, principal plataforma para o crescimento do clube no mês. O YouTube, que atingiu 3,3 milhões de novos inscritos em 2020, figurou em segundo lugar no crescimento mensal com 26% da participação de novos inscritos do "rubro-negro".
O Corinthians registrou 253 mil novos inscritos em setembro, sobretudo por seu canal no YouTube que foi responsável 110 mil novos inscritos. A "Corinthians TV", que realizou programação especial no mês em homenagem aos 110 anos do clube, ultrapassou o canal do São Paulo (SPFCtv) e se tornou o terceiro maior canal do YouTube entre os clubes brasileiros.
O Palmeiras fecha o pódio com 167 mil novos inscritos, muito impulsionado pelo TikTok do clube com 56% de participação no volume de novos inscritos no mês. A conta do Palmeiras nesta rede social já é a 3ª maior do país entre os clubes, mesmo após 3 meses de seu lançamento. O Palmeiras também ultrapassou a marca de 12 milhões de seguidores no acumulado das cinco plataformas.
O Grêmio, que não figurava no top 5 crescimentos desde abril deste ano, obteve o quarto de crescimento com 114 mil novas inscrições. O clube gaúcho também ficou no top 5 do mês em 4 das 5 redes sociais analisadas pelo ranking. O desempenho do clube nos dois últimos meses, agosto e setembro, foram as melhores performances do clube em 2020.
O Vasco fecha a lista do top 5 crescimentos mensais com 87 mil novos inscritos, sendo a "Vasco TV" responsável por 52% da participação de novos inscritos do clube e o Instagram por 32%.
O Sport ultrapassou o Botafogo no ranking e agora possui a 13ª maior base digital do país. O clube pernambucano foi o 9º clube que mais cresceu sua base digital no mês, impulsionado por 25 mil novos inscritos no TikTok do clube. O Sport possui a 6ª maior conta entre os clubes brasileiros no TikTok, com 228 mil seguidores.
O CSA ultrapassou o América-RN e agora figura na 33ª posição. O América-MG e o Guarani também avançaram uma posição cada. O "Bugre" avançou 6 posições nos últimos cinco meses do ranking.
Veja abaixo o levantamento completo:
O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.
Fonte: Ibope Repucom