Gerente de novos negócios, Afonso Tresdê fala sobre novos site e app oficiais do Vasco
Quinta-feira, 01/10/2020 - 23:06
Pensando na modernização dos seus canais digitais, o Vasco criou um novo departamento no clube: Novos Negócios. E esta área já tem como missão entregar um novo site e um aplicativo para os torcedores do Gigante da Colina até o fim do ano. O gerente da área, Afonso Tresdê, conversou com a Vasco TV e explicou um pouco das estratégias adotadas e já deu um pouco de spoiler sobre como serão esses novos produtos.

- O setor de Novos Negócios foi criado com o intuito para que ativos digitais do Vasco que se encontravam ainda desatualizados ou outros que nunca tiveram um grande valor dentro do clube por conta de desacertos em relação ao que se pensava daquele ativo, como o aplicativo, por exemplo. O setor foi criado para poder desenvolver isso mais a longo prazo e que funcione não só para o clube, mas para o torcedor também. Meus desafios, quando fui convidado para assumir a cadeira, era modernizar o Site Oficial, fazer com que ele tivesse não só informações importantes, mas orgulho e vontade de acessá-lo. O outro desafio foi criar um aplicativo que tivesse funcionalidade. Tudo isso foi pensado para que o vascaíno sinta orgulho e que fosse funcional. Fizemos um grande estudo de benchmarking e nisso surgiram esses dois projetos.

O primeiro projeto entregue será o novo Site Oficial, que ganhará uma nova cara e layout. A equipe de criação usou sites de clubes do mundo inteiro como inspiração, principalmente de mercados importantes no futebol, como o europeu, norte-americano e asiático. No entanto, Afonso garante que o novo produto será entregue com a cara do Vasco e visando sempre a melhor experiência para o torcedor vascaíno.

- Para o novo site, o nosso objetivo era transformá-lo no melhor site do futebol brasileiro, se não melhor do futebol mundial. Corremos atrás, fiz muitas pesquisas sobre sites de clubes europeus, mas também americanos, asiático, que são mercados com o futebol forte, mas que tem uma parte tecnológica bem desenvolvida. Os sites que nos chamaram atenção foram os do Barcelona, do PSG e do Liverpool. Cada um com uma particularidade. Seja as internas, a home, uma coisa podemos garantir... é tentar entregar um site que seja considerado o melhor do futebol brasileiro.

CONFIRA OUTRAS PARTES DA ENTREVISTA

APRESENTAÇÃO

Eu sou formado em jornalismo e publicidade. Tive um background de tecnologia. Eu programei meu primeiro site em 1995, quando a internet tinha acabado de chegar no Brasil. Sou um vascaíno muito nerd. Por conta dessa ligação, eu tive blog logo quando invetaram a ferramenta e fui construindo a minha carreira de jornalista e publicitário nesse sentido. E obviamente não abandonei essa veia vascaína. Sou amante do futebol e muito apaixonado pelo Vasco. Virei vascaíno graças ao gol do Sorato em 89 e desde então cometi algumas loucuras pelo clube, como ver a final da Copa do Brasil de 2011 na torcida do Coritiba. É uma honra imensurável estar ajudando o clube a se modernizar e aproximar ainda mais do torcedor. Me considero muito preparado para suprir as expectativas tanto do clube, quanto do torcedor.

DEMANDAS PARA 2020

Meus desafios em 2020 eram entregar o site e um aplicativo, principalmente. Paralelo a isso, surgiu uma demanda de e-sports. São setores separados, mas que andam em paralelo. Ainda em 2020, vamos entregar o site e o aplicativo. Possivelmente em outubro. No e-sports, já temos uma equipe de PES no X11, estamos em negociação no X3 e no X1, e em breve teremos novidades em relação ao Valorant. Um jogo de PC que está estourando. Estamos conseguindo encorpar esse setor para entrar bem já com uma cara, uniforme e já com times competitivos para que em 2021 a gente colha todos os louros dessas disputas.

COMO MONETIZAR COM O NOVO SITE?

Um dos desafios do meu setor, além de tangibilizar esses ativos, foi também imaginar as formas de monetização. Além de só imaginar e só entregar pro setor comercial. Tentei ir mais fundo e entender a prática de outros esportes, como a NBA com o Basquete, o Futebol Americano e chegamos a alguns modelos de negócios para fazer com que o site se torne rentável. Começaremos com os tradicionais banner´s, mas também temos o que chamamos de branded content, que é uma matéria sobre algum serviço, produto dela. Obviamente, de uma forma leve, com linguagem de vascaíno pra vascaíno. Nunca vamos deixar de focar no torcedor. Temos todo um planejamento. Temos uma super apresentação para levar para atuais e novos patrocinadores. Estamos bem avançados.

NOVO APLICATIVO

Posso dizer que ele é um xodó meu. Se ele não está 100%, está 99% do jeito que eu, como torcedor, gostaria. Ele vem com uma parte de gameficação muito forte. Não quero falar muito, porque tem algumas surpresas ao longo dessa jornada. Os caras mais assíduos vão poder ganhar pontos e esses pontos poderão ser trocados por experiência, produtos. O Sócio Torcedor terá áreas e conteúdos exclusivos. Estamos tentando fazer um aplicativo que agrade todo mundo. Desde o jovem até o vascaíno mais velho. Que terá jogos em tempo real, com áudio da Vasco TV, ele poderá apostar as moedinhas dele lá nos resultados. Ainda não vai rentabilizar em termos de grana, mas pode fazer com que ele duplique ou triplique essas moedinhas em experiências. É um aplicativo que está bem completo. O torcedor pode ter certeza que também teremos um dos melhores aplicativos de esportes em geral.

COMO MONETIZAR COM O APLICATIVO?

O aplicativo é ainda mais fácil de monetizar. Não existem só ferramentas de automação de monetização para aplicativos que funcionam muito bem hoje em dia, mas também o interesse de algumas empresas em dar nomes para algumas área do aplicativo. Como teremos games, bolões, quiz no aplicativos, banners, as telas que aparecem no meio do aplicativo. Mas reitero que vai ser sempre pensando na melhor experiência pro torcedor. Temos um grande conceito de monetização e esperamos fazer dele uma grande fonte de renda pro clube.

O QUE TERÁ NO APLICATIVO?

Em uma primeira entrega, teremos o tempo real, narração em áudio e o quiz. No segundo momento, vamos implementar o bolão e as apostas. Para um terceiro momento, teremos um game exclusivo do Vasco. Não posso falar muito sobre isso, estamos em contrato de confidencialidade, mas estamos correndo atrás de fazer esse game, trazer a molecada pra perto. O vascaíno mais novo vai se interessar bastante por esse game que estamos desenhando pro aplicativo e pro clube num geral.

PLANOS PARA 2021

Para 2021 quero amarrar tudo isso que está sendo em 2020 e chegar no grande plano de gameficação vascaíno. Ainda não temos um nome para isso, mas estamos pensando até em abrir para o torcedor escolher. Vou juntar todos os ativos digitais do Vasco, todos que são passíveis de gerar algum tipo de pontuação, como o programa Sócio Gigante, o novo Site Oficial, do aplicativo, até o Feat Vasco, que é um concurso cultural muito bacana que está rolando agora. Queremos que o vascaíno mais assíduo tenha muita pontuação e possa trocar por descontos em compras, experiências dentro do estádio, camisas oficiais, cashback, estamos correndo atrás disso para 2021. Isso está sendo desenhado, chutaria uns 45% de desenho dessa gameficação.



Fonte: Site oficial do Vasco