Fernando Miguel é o goleiro com mais defesas no Brasileiro entre os 5 primeiros colocados
Fernando Miguel ganhou asas neste início de Campeonato Brasileiro. Encerrou a preparação para a competição cometendo pênalti bobo no jogo-treino contra o Volta Redonda e sendo alvo de críticas da torcida nas redes sociais. Neste domingo, encara o Red Bull Bragantino às 11h, em São Januário, como um dos principais responsáveis pela manutenção do time na parte de cima da tabela de classificação.
Um número do goleiro chama a atenção. De acordo com o site Sofascore, ele é aquele com mais defesas efetuadas entre os cinco primeiros colocados do Brasileiro. Até aí, tudo normal, se não fosse, por exemplo, a disparidade entre ele e Marcelo Lomba, do Internacional, que iniciou a rodada vice-líder: Fernando Miguel tem 32 intervenções, o colorado, sem contar o jogo de sábado, apenas dez. O vascaíno soma dez partidas na competição, Lomba, antes da rodada começar, 11.
A quantidade de vezes em que Miguel é exigido está mais próxima da de goleiros que defendem times que ocupam a parte de baixo da tabela, equipes que, mais frágeis, são fatalmente mais ameaçadas pelos ataques adversários — Wilson, do Coritiba, já conseguiu 38 defesas na Série A deste ano, Gatito Fernández, do Botafogo, 35.
Em outras palavras: o Vasco, quinto colocado, é alvo de finalizações na mesma proporção que times que lutam para se afastar da zona de rebaixamento. Se a equipe da Colina ocupa hoje a zona de classificação para a Libertadores, é muito graças às defesas de Miguel.
O esquema às vezes excessivamente reativo da equipe de Ramon Menezes chama o adversário para seu campo de defesa, propicia espaços para os chutes adversários e conta com o alto aproveitamento de Cano para vencer os jogos. Se Fernando Miguel não segurasse as pontas lá trás, a conta não fecharia.
Na manhã deste domingo, será testado contra um time que tenta reagir no Brasileiro. O técnico Ramon Menezes decidiu poupar Andrey e Benítez, com desgaste físico. Bruno Gomes e Marcos Júnior devem jogar. Juninho, recuperado de lesão, também pode ser titular.
Fonte: O Globo Online